Nesta terça-feira (14/11), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeito José Sarto determinou rigor na fiscalização do uso de motos elétricas em Fortaleza e alertou a população para o uso correto desses veículos no trânsito da Capital. A determinação ocorreu após ter sido registrado, na noite desta segunda-feira (13/11), um acidente entre um ciclomotor e um pedestre, no calçadão da Av. Beira-Mar.
Segundo o prefeito, todas as irregularidades serão punidas. “Estou fazendo esse alerta porque determinei aos órgãos municipais que façam uma fiscalização mais rigorosa e tomem as providências para coibir essas irregularidades e evitar mais acidentes. Essas irregularidades serão punidas. Quem estiver em desacordo com a legislação de trânsito vai sofrer as penalidades previstas”, enfatizou.
Sobre o acidente, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) registrou, por meio das câmeras de videomonitoramento, o momento em que motociclistas trafegavam de maneira irregular pelo calçadão da Beira-Mar, por volta das 22h20, e um deles atropelou um turista francês. A Guarda acionou a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que removeu o veículo. A vítima ficou ferida e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Instituto Dr. José Frota (IJF).
Acidentes desse tipo estão cada vez mais frequentes, devido ao aumento da circulação de motos elétricas na Capital e sua utilização de maneira irregular no trânsito da cidade. Na live, o prefeito chamou a atenção da população. “Essas motos elétricas que estão virando febre em todo lugar, estão sendo motivo de preocupação para a gente. Muitas pessoas estão utilizando para o lazer de forma irregular, transitando nas calçadas e nas ciclovias da cidade. Gente, calçada é para pedestre. Ciclovias e ciclofaixas são para ciclistas. Motos não podem trafegar nesses locais. Nem moto elétrica”, afirmou.
Regras
A circulação de ciclomotores é regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Este veículo deve ser conduzido pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista, sempre que não houver acostamento ou faixa própria destinada a eles. A circulação é proibida nas vias de trânsito rápido, áreas de passeio, calçada, ciclovia ou ciclofaixa. Nestes casos, a infração é considerada gravíssima, com penalidade de multa multiplicada por três, no total de R$ 880,41. e sobre as calçadas das vias urbanas.
Além disso, para conduzir as motos elétricas, é necessário ter a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) ou a CNH na categoria A. O veículo também deve ser registrado e licenciado pelo órgão de trânsito estadual para trafegar na via.
“Esses ciclomotores seguem o mesmo regramento das motocicletas. São diferentes das bicicletas. É bom deixar isso claro. A AMC tem feito um trabalho de fiscalizar, um trabalho educativo e de conscientização, explicando tudo isso já faz um tempo, mas o problema persiste e alguns acidentes já aconteceram na cidade”, pontou Sarto.