A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social recebeu, entre segunda e sexta-feira (17 a 21/10) de outubro, 100 profissionais que foram aprovados em seleção pública para atuar nos Serviços de Proteção Social Básica de Fortaleza.
A equipe técnica formada por profissionais de pedagogia, serviço social, terapia ocupacional e psicologia foi convocada para atuar nos 27 Centros de Referência da Assistência Social de Fortaleza, com o objetivo de prevenir a vulnerabilidade social, fortalecer de vínculos familiares e comunitários, desenvolver potencialidades e facilitar acesso a serviços públicos para população pobre e de baixa renda.
Durante os cinco dias da capacitação, foi apresentada a Política Municipal de Assistência Social de Fortaleza para Proteção Básica e os principais serviços, programas, projetos, benefícios, entre eles o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Cadastro Único.
Os novos integrantes da Secretaria foram também recepcionados pelo Projeto Re-existir, que promove qualidade de vida e saúde mental dos colaboradores da Política de Assistência Social do município de Fortaleza.
As equipes das SDHDS que atuam na Coordenadoria Gestão Integrada da Assistência Social; Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Coordenadoria da Diversidade Sexual apresentaram as ações desenvolvidas em cada setor.
Enilce Vieira, gerente da Célula de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (CESUAS/SDHDS), destaca como objetivo do encontro a produção e socialização de conhecimentos, assim como a reflexão crítica para aprimoramento constante dos serviços prestados à população. “A partir deste treinamento, busca-se a qualidade dos serviços, programas, projetos e benefícios, sendo essencial para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social em Fortaleza”, explica a gestora.