As Secretarias Executivas Regionais 5 e 10, com apoio da Coordenadoria Regional de Saúde (Cores), promoveram, nos dias 5, 6, 19 e 20 de setembro, palestras e rodas de conversa em alusão ao Setembro Amarelo, que visa chamar atenção para a prevenção contra o suicídio. Ações e atividades ocorridas durante todo o mês evidenciaram a causa, com a criação e instalação de espaços decorativos na sede das Regionais, simbolizando a campanha por meio da reflexão e valorização da vida.
A programação contou com a participação de psicólogos, além de momentos de relaxamento com os cuidados terapêuticos, como a massoterapia, ventosas, entre outros. Para a psicóloga Amanda Brandão, a campanha valoriza vidas. Segundo ela. a iniciativa vale para o ano todo.
"Propagar a mensagem para os nossos profissionais de diversos setores sobre a luta da prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental é o enfoque neste mês. Mas vale ressaltar que essa campanha não fica somente agora, mas durante todo o ano", destacou a palestrante, Amanda Brandão.
Para a articuladora de saúde mental da Cores, Fabiana Mariano, esses eventos são muito importantes dentro desse território. “A gente trabalha na prevenção de causas que tenham adoecimento mental. Por isso, solicitamos que ações como essa sejam estendidas a toda população por meio das unidades primárias, que são os (Centro de Atenção Psicossocial (Caps)”, enfatizou Fabiana.
Onde procurar ajuda
Serviços de saúde
Postos de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
Emergência
SAMU 192, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais
Centro de Valorização da Vida (CVV)
188 (ligação gratuita em todo o território nacional, 24 horas) ou no site do CVV.