Logo da Prefeitura Municipal de Fortaleza

18 de November de 2021 em Cultura

Secultfor promove programações referentes ao Dia da Consciência Negra

Shows, feira criativa, espetáculo de teatro, exibição de filmes, paineis, uma série de podcasts e oficinas fazem parte das atividades


Arte gráfica

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) preparou uma programação especial e gratuita em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado oficialmente no dia 20 de novembro, que se estende até o dia 27. As atividades ocorrerão em grande parte presencialmente na Praia de Iracema e nos seguintes equipamentos da Secretaria: Biblioteca Herbênia Gurgel, Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, Mercado dos Pinhões e Vila das Artes.

A programação presencial conta com show de Lorena Nunes e Viramundo, exibição de obras cinematográficas, do espetáculo teatral “Todo Camburão tem Um Pouco de Navio Negreiro" do Grupo Nóis de Teatro, roda de capoeira, roda de conversa “Cantos e Encantos das Afro-narrativas", leitura compartilhada e painel com a temática “Cultura Negra”, além de atividade formativa com oficinas de “princípios básicos de dança moderna contemporânea”, “dançando com a tela” e “Swing Jazz: Entre o Lindy Hop e o Charsleston”.

A tradicional Rua dos Tabajaras, localizada no coração da Praia de Iracema, receberá as feiras criativas do projeto “Rueira - Circuito Tabajaras de Feiras Criativas” como parte da programação “Fortaleza Negra - Aquilombamento criativo e inclusivo”. O evento tem como objetivo incentivar a economia circular por meio de linhas de apoio e fomento a feirinhas que reúnem, num só ambiente, expositores dos mais variados segmentos de moda autoral, moda sustentável, artes, artesanato, design, decoração e gastronomia.

Nesta edição de estreia, a Rueira recebe “Feira Orgânica da Praia”, importante movimento criativo que promove o encontro de produtores locais e apreciadores de ideias coletivas e participativas. O evento também conta com: lançamento do livro “Eu Guineense - Térreo da Esperança”, de autoria de Ninto João Bico Vaz; pockets shows com o DJ Nego Célio, a cantora a Mumutante, a artista não-binária Jeffe e a cantora e Mc Carú Lima.

Já a programação virtual traz atividade formativa com vivência em musicalidade ancestral do Ukilombo Capoeira, além de uma série de podcasts. A cada dia, entre 17 a 20 de novembro, sempre às 11h, o podcast “Nas Ondas de Iracema” estreia um novo episódio, a iniciativa faz parte de uma série especial com a temática “Fortaleza Negra - Diálogos Ancestrais Criativos que movem estruturas”. O podcast do Bel, do Centro Cultural Belchior, coloca no ar o “Papo de Negres” com Dediane Souza, Mateus Fazeno Rock e Preto Zezé.

Programação cultural 

foto do esperáculo teatral Nois do teatro
O Grupo Nóis de Teatro vai apresentar "Todo Camburão tem Um Pouco de Navio Negreiro" (Foto: Augusto Oliveira/divulgação)

Do dia 17 ao dia 30, das 8h às 17h, a Biblioteca Herbênia Gurgel exibe painel com a temática Cultura Negra. Já nesta sexta (19), às 14h, o equipamento realiza leitura compartilhada do livro “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado.

A cada dia, de 17 a 20 de novembro, sempre às 11h, o Instituto Iracema estreia um novo episódio no podcast “Nas Ondas de Iracema”. A série especial lançará os seguintes episódios: dia 17, “Protagonismo de mulheres negras na luta antirracista”; dia 18, “Algumas notas sobre pertencimento em Zora Neale Hurston, a gênia do Sul e primeira antropóloga negra das Américas”; dia 19, “A questão racial no Ceará”; dia 20, “O Racismo estrutural dentro da música”. Toda a programação tem transmissão via Spotify e Google Podcast.

No próprio dia 20, a partir das 16h, o Instituto Iracema promove o “Rueira - Circuito Tabajaras de Feiras Criativas”, na Rua dos Tabajaras. O evento conta com: às 19h, lançamento do livro “Eu Guineense - Térreo da Esperança”; às 20h, pocket show com a cantora a Mumutante; às 21h, pocket show com a artista não-binária Jeffe; e, às 21h30, com a cantora e Mc Carú Lima.

No mesmo dia, das 17h às 18h30, o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim recebe o lançamento do 4º número da revista "Reticências", publicação editada pela pesquisadora Ana Cecília Soares e pelo artista visual Júnior Pimenta, que traz como eixo editorial desta edição a falsa estimativa de que no Ceará não existem negros. Esta edição conta com a colaboração da editora Maria Cecília Félix Calaça, artista visual e pesquisadora da Arte Africana Tradicional e Afro-brasileira.

Ainda no dia 20, às 18h, o Mercado dos Pinhões realiza atividade especial, com show da cantora Lorena Nunes e do grupo Viramundo.

O Cineclube Vila das Artes fará sessão especial em alusão a data através do Canal de YouTube da Vila no dia 22, às 18h. A curadoria das obras foi realizada pelo artista visual e pesquisador Clébson Francisco e os filmes a serem exibidos são: "Onde a noite não adormece", de Rodrigo Ferreira e Paolla Martins; "Inimigo", de Alisson Severino; "Eroica", de Josy Macedo; e "I am virus", de Paula Trojany. As exibições serão seguidas por debate ao vivo com o tema "Entre a Forma e a Quebra: O Tempo Negro". Participam os realizadores dos filmes e a mediação é da artista e produtora cultural Ana Aline Furtado.

As atividades continuam no dia 23, às 15h, com apresentação de roda de capoeira, também na Biblioteca Herbênia Gurgel. Na quarta, dia 24, estreia o podcast do Bel, do Centro Cultural Belchior, com a temática “Papo de Negres” com Dediane Souza, Mateus Fazeno Rock e Preto Zezé. A conversa estreia através do canal do equipamento no Spotify e no YouTube.

Também na quarta (24), às 18h, a Vila das Artes recebe o espetáculo teatral "Todo Camburão tem Um Pouco de Navio Negreiro", do Grupo Nóis de Teatro. A encenação foi uma das vencedoras do Prêmio Funarte de Arte Negra de 2012 e conta a história de Natanael, menino negro que inserido num contexto de opressão e violência toma decisões que lhe custarão um julgamento popular. Convocado à decisão sobre o destino de Natanael, o público se vê inserido num forte debate sobre o extermínio da juventude negra nas periferias.

Já na quinta (25), às 14h, a Biblioteca da Vila das Artes realiza uma roda de conversa com a temática "Cantos e encantos das Afro-narrativas" com a professora, pesquisadora, escritora e cantora Patrícia Adjoke. Em pauta, a influência da negritude na linguagem, nas ciências, artes e filosofias.

Atividades formativas

dj tocando
O DJ Nego Célio fará pocket show (Foto: divulgação)

De 23 a 26/11, o Instituto Iracema promove atividade formativa com vivência em musicalidade ancestral do Ukilombo Capoeira, ministrada por Gil Pereira - esta programação ocorre em formato virtual, via Google Meet. As atividades do Instituto ocorrem em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

A Escola Pública de Dança da Vila das Artes promove, aos sábados de novembro, uma série de ações destinadas a crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos. Das sete atividades, três mantêm ligação com o Dia da Consciência Negra, são elas: oficina "Princípios Básicos da Dança Moderna Contemporânea", com Fabiana Lima, no dia 20, das 9h às 11h30 (Turma 1) e das 14h às 16h30 (Turma 2); "Dançando com a Tela", com Janaína Bento, no dia 27/11 (sábado), das 9h às 11h30 (Turma 1) e das 14h às 16h30 (Turma 2); "Swing Jazz: Entre o Lindy Hop e o Charleston", com Rubéns Lopes, no dia 27, das 9h às 11h30 (Turma 1) e das 14h às 16h30 (Turma 2). As inscrições podem ser realizadas virtualmente através do link www.linktr.ee/viladasartes.

Agenda presencial

De 17 a 30/11, das 8h às 17h
Exibição painel (Consciência Negra) | Tema: Cultura negra
Local: Biblioteca Herbênia Gurgel (Rua 531, 25, 2ª etapa - Conjunto Ceará)

19/11 (sexta-feira), às 14h
Leitura compartilhada | Livro: Menina Bonita do Laço de Fita
Local: Biblioteca Herbênia Gurgel (Rua 531, 25, 2ª etapa - Conjunto Ceará)

20/11 (sábado), das 9h às 11h30 (Turma 1) e das 14h às 16h30 (Turma 2)
Oficinas "Dançando na Vila" - "Princípios Básicos da Dança Moderna Contemporânea", com Fabiana Lima
Inscrições: Até 17/11, em https://www.linktr.ee/viladasartes 
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)
Idade: 8 a 10 anos (Turma 1 - Manhã) e 11 a 14 anos (Turma 2 - Tarde)

lorena nunes
A cantora Lorena Nunes é uma das atrações da programação (Foto: Camila de Almeida/divulgaçã0)

Dia 20/11, a partir das 16h
Rueira - Circuito Tabajaras de Feiras Criativas | Palco “Quilombo Tabajaras - nossas vozes não vão parar de ecoar”
19h - Lançamento do livro “Eu Guineense - Térreo da Esperança” de autoria de Ninto João Bico Vaz
20h - Pocket show com DJ Nego Célio
20h30 - Pocket show com a cantora a Mumutante
21h - Pocket show com a artista não-binária Jeffe
21h30 - Pocket show com a cantora e MC Carú Lima
Local: Rua dos Tabajaras - Praia de Iracema
O evento ficará concentrado no trecho que compreende a Igreja São Pedro (em frente ao Ateliê da Silvânia de Deus - Sil) e a Loja Negro Piche.

20/11 (sábado), das 17h às 18h30
Lançamento do 4º número da revista "Reticências"
Local: Centro Cultural Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1623 – Centro)

20/11 (sábado), às 18h
Show com Lorena Nunes e Grupo Viramundo
Local: Mercado dos Pinhões

23/11 (terça-feira), às 15h
Apresentação roda de capoeira
Local: Biblioteca Herbênia Gurgel (Rua 531, 25, 2. etapa - Conjunto Ceará)

24/11 (quarta-feira), às 18h
Espetáculo teatral "Todo Camburão tem Um Pouco de Navio Negreiro", do Grupo Nóis de Teatro
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)

25/11, às 14h
Roda de Conversa "Cantos e encantos das Afro-narrativas", com Patrícia Adjoke
Local: Biblioteca da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)

27/11 (sábado), das 9h às 11h30 (Turma 1) e das 14h às 16h30 (Turma 2)
Oficinas "Dançando na Vila" - "Dançando com a Tela", com Janaína Bento
Inscrições: Até 24/11, em www.linktr.ee/viladasartes
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Idade: 14 a 16 anos

27/11 (sábado), das 9h às 11h30 (Turma 1) e das 14h às 16h30 (Turma 2)
Oficina "Swing Jazz: Entre o Lindy Hop e o Charsleston", com Rubéns Lopes
Inscrições: Até 24/11, em www.linktr.ee/viladasartes
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Idade: 13 a 16 anos

Agenda virtual

De 17 a 20/11
Podcast “Nas Ondas de Iracema”
Série especial “Fortaleza Negra - Diálogos Ancestrais criativos que movem estruturas”
Transmissão via Spotify e Google Podcast

17/11, às 11h - Episódio “Protagonismo de mulheres negras na luta antirracista”
Convidadas: professora Drª Vera Rodrigues e a professora Drª Matilde Ribeiro
Mediador: Luizinho Jorge Cá

18/11, às 11h - Episódio “Algumas notas sobre pertencimento em Zora Neale Hurston , a gênia do Sul e primeira antropóloga negra das Américas”
Convidada: Professora Dr.ª Denise Costa
Mediador: Ricardo Gadelha

19/11, às 11h - Episódio “A questão racial no Ceará”
Convidados: Geyse Anne Souza da Silva, Wilame da Silva Júnior, Joelma Gentil Jô (Mestra em Educação Brasileira), João do Cumbe
Mediadora: Ana Maria Eugênio da Silva (Ana Eugênia)

20/11, às 11h - Episódio “O Racismo estrutural dentro da música”
Episódio: “O racismo estrutural dentro da música”
Convidados: Pedro David Quissongo e Thais Souza do Rosário
Mediadores: Erica Vasconcelos e Ricardo Gadelha

22/11 (segunda-feira), às 18h
Cineclube Vila das Artes
Filmes: "Onde a noite não adormece", de Rodrigo Ferreira e Paolla Martins, "Inimigo", de Alisson Severino; "Eroica", de Josy Macedo; e "I am virus", de Paula Trojany
Local: Canal da Vila das Artes no Youtube

De 23/11 a 26/11
Ação formativa (curso 12h) - “Vivência Musicalidade Ancestral Ukilombo Capoeira” com Gil Pereira
Via Google Meet

24/11 (quarta-feira)
Podcast do Bel “Papo de Negres”, com Dediane Souza, Mateus Fazeno Rock e Preto Zezé
No Spotify e Canal de YouTube do Centro Cultural Belchior

Secultfor promove programações referentes ao Dia da Consciência Negra

Shows, feira criativa, espetáculo de teatro, exibição de filmes, paineis, uma série de podcasts e oficinas fazem parte das atividades

Arte gráfica

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) preparou uma programação especial e gratuita em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado oficialmente no dia 20 de novembro, que se estende até o dia 27. As atividades ocorrerão em grande parte presencialmente na Praia de Iracema e nos seguintes equipamentos da Secretaria: Biblioteca Herbênia Gurgel, Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, Mercado dos Pinhões e Vila das Artes.

A programação presencial conta com show de Lorena Nunes e Viramundo, exibição de obras cinematográficas, do espetáculo teatral “Todo Camburão tem Um Pouco de Navio Negreiro" do Grupo Nóis de Teatro, roda de capoeira, roda de conversa “Cantos e Encantos das Afro-narrativas", leitura compartilhada e painel com a temática “Cultura Negra”, além de atividade formativa com oficinas de “princípios básicos de dança moderna contemporânea”, “dançando com a tela” e “Swing Jazz: Entre o Lindy Hop e o Charsleston”.

A tradicional Rua dos Tabajaras, localizada no coração da Praia de Iracema, receberá as feiras criativas do projeto “Rueira - Circuito Tabajaras de Feiras Criativas” como parte da programação “Fortaleza Negra - Aquilombamento criativo e inclusivo”. O evento tem como objetivo incentivar a economia circular por meio de linhas de apoio e fomento a feirinhas que reúnem, num só ambiente, expositores dos mais variados segmentos de moda autoral, moda sustentável, artes, artesanato, design, decoração e gastronomia.

Nesta edição de estreia, a Rueira recebe “Feira Orgânica da Praia”, importante movimento criativo que promove o encontro de produtores locais e apreciadores de ideias coletivas e participativas. O evento também conta com: lançamento do livro “Eu Guineense - Térreo da Esperança”, de autoria de Ninto João Bico Vaz; pockets shows com o DJ Nego Célio, a cantora a Mumutante, a artista não-binária Jeffe e a cantora e Mc Carú Lima.

Já a programação virtual traz atividade formativa com vivência em musicalidade ancestral do Ukilombo Capoeira, além de uma série de podcasts. A cada dia, entre 17 a 20 de novembro, sempre às 11h, o podcast “Nas Ondas de Iracema” estreia um novo episódio, a iniciativa faz parte de uma série especial com a temática “Fortaleza Negra - Diálogos Ancestrais Criativos que movem estruturas”. O podcast do Bel, do Centro Cultural Belchior, coloca no ar o “Papo de Negres” com Dediane Souza, Mateus Fazeno Rock e Preto Zezé.

Programação cultural 

foto do esperáculo teatral Nois do teatro
O Grupo Nóis de Teatro vai apresentar "Todo Camburão tem Um Pouco de Navio Negreiro" (Foto: Augusto Oliveira/divulgação)

Do dia 17 ao dia 30, das 8h às 17h, a Biblioteca Herbênia Gurgel exibe painel com a temática Cultura Negra. Já nesta sexta (19), às 14h, o equipamento realiza leitura compartilhada do livro “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado.

A cada dia, de 17 a 20 de novembro, sempre às 11h, o Instituto Iracema estreia um novo episódio no podcast “Nas Ondas de Iracema”. A série especial lançará os seguintes episódios: dia 17, “Protagonismo de mulheres negras na luta antirracista”; dia 18, “Algumas notas sobre pertencimento em Zora Neale Hurston, a gênia do Sul e primeira antropóloga negra das Américas”; dia 19, “A questão racial no Ceará”; dia 20, “O Racismo estrutural dentro da música”. Toda a programação tem transmissão via Spotify e Google Podcast.

No próprio dia 20, a partir das 16h, o Instituto Iracema promove o “Rueira - Circuito Tabajaras de Feiras Criativas”, na Rua dos Tabajaras. O evento conta com: às 19h, lançamento do livro “Eu Guineense - Térreo da Esperança”; às 20h, pocket show com a cantora a Mumutante; às 21h, pocket show com a artista não-binária Jeffe; e, às 21h30, com a cantora e Mc Carú Lima.

No mesmo dia, das 17h às 18h30, o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim recebe o lançamento do 4º número da revista "Reticências", publicação editada pela pesquisadora Ana Cecília Soares e pelo artista visual Júnior Pimenta, que traz como eixo editorial desta edição a falsa estimativa de que no Ceará não existem negros. Esta edição conta com a colaboração da editora Maria Cecília Félix Calaça, artista visual e pesquisadora da Arte Africana Tradicional e Afro-brasileira.

Ainda no dia 20, às 18h, o Mercado dos Pinhões realiza atividade especial, com show da cantora Lorena Nunes e do grupo Viramundo.

O Cineclube Vila das Artes fará sessão especial em alusão a data através do Canal de YouTube da Vila no dia 22, às 18h. A curadoria das obras foi realizada pelo artista visual e pesquisador Clébson Francisco e os filmes a serem exibidos são: "Onde a noite não adormece", de Rodrigo Ferreira e Paolla Martins; "Inimigo", de Alisson Severino; "Eroica", de Josy Macedo; e "I am virus", de Paula Trojany. As exibições serão seguidas por debate ao vivo com o tema "Entre a Forma e a Quebra: O Tempo Negro". Participam os realizadores dos filmes e a mediação é da artista e produtora cultural Ana Aline Furtado.

As atividades continuam no dia 23, às 15h, com apresentação de roda de capoeira, também na Biblioteca Herbênia Gurgel. Na quarta, dia 24, estreia o podcast do Bel, do Centro Cultural Belchior, com a temática “Papo de Negres” com Dediane Souza, Mateus Fazeno Rock e Preto Zezé. A conversa estreia através do canal do equipamento no Spotify e no YouTube.

Também na quarta (24), às 18h, a Vila das Artes recebe o espetáculo teatral "Todo Camburão tem Um Pouco de Navio Negreiro", do Grupo Nóis de Teatro. A encenação foi uma das vencedoras do Prêmio Funarte de Arte Negra de 2012 e conta a história de Natanael, menino negro que inserido num contexto de opressão e violência toma decisões que lhe custarão um julgamento popular. Convocado à decisão sobre o destino de Natanael, o público se vê inserido num forte debate sobre o extermínio da juventude negra nas periferias.

Já na quinta (25), às 14h, a Biblioteca da Vila das Artes realiza uma roda de conversa com a temática "Cantos e encantos das Afro-narrativas" com a professora, pesquisadora, escritora e cantora Patrícia Adjoke. Em pauta, a influência da negritude na linguagem, nas ciências, artes e filosofias.

Atividades formativas

dj tocando
O DJ Nego Célio fará pocket show (Foto: divulgação)

De 23 a 26/11, o Instituto Iracema promove atividade formativa com vivência em musicalidade ancestral do Ukilombo Capoeira, ministrada por Gil Pereira - esta programação ocorre em formato virtual, via Google Meet. As atividades do Instituto ocorrem em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

A Escola Pública de Dança da Vila das Artes promove, aos sábados de novembro, uma série de ações destinadas a crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos. Das sete atividades, três mantêm ligação com o Dia da Consciência Negra, são elas: oficina "Princípios Básicos da Dança Moderna Contemporânea", com Fabiana Lima, no dia 20, das 9h às 11h30 (Turma 1) e das 14h às 16h30 (Turma 2); "Dançando com a Tela", com Janaína Bento, no dia 27/11 (sábado), das 9h às 11h30 (Turma 1) e das 14h às 16h30 (Turma 2); "Swing Jazz: Entre o Lindy Hop e o Charleston", com Rubéns Lopes, no dia 27, das 9h às 11h30 (Turma 1) e das 14h às 16h30 (Turma 2). As inscrições podem ser realizadas virtualmente através do link www.linktr.ee/viladasartes.

Agenda presencial

De 17 a 30/11, das 8h às 17h
Exibição painel (Consciência Negra) | Tema: Cultura negra
Local: Biblioteca Herbênia Gurgel (Rua 531, 25, 2ª etapa - Conjunto Ceará)

19/11 (sexta-feira), às 14h
Leitura compartilhada | Livro: Menina Bonita do Laço de Fita
Local: Biblioteca Herbênia Gurgel (Rua 531, 25, 2ª etapa - Conjunto Ceará)

20/11 (sábado), das 9h às 11h30 (Turma 1) e das 14h às 16h30 (Turma 2)
Oficinas "Dançando na Vila" - "Princípios Básicos da Dança Moderna Contemporânea", com Fabiana Lima
Inscrições: Até 17/11, em https://www.linktr.ee/viladasartes 
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)
Idade: 8 a 10 anos (Turma 1 - Manhã) e 11 a 14 anos (Turma 2 - Tarde)

lorena nunes
A cantora Lorena Nunes é uma das atrações da programação (Foto: Camila de Almeida/divulgaçã0)

Dia 20/11, a partir das 16h
Rueira - Circuito Tabajaras de Feiras Criativas | Palco “Quilombo Tabajaras - nossas vozes não vão parar de ecoar”
19h - Lançamento do livro “Eu Guineense - Térreo da Esperança” de autoria de Ninto João Bico Vaz
20h - Pocket show com DJ Nego Célio
20h30 - Pocket show com a cantora a Mumutante
21h - Pocket show com a artista não-binária Jeffe
21h30 - Pocket show com a cantora e MC Carú Lima
Local: Rua dos Tabajaras - Praia de Iracema
O evento ficará concentrado no trecho que compreende a Igreja São Pedro (em frente ao Ateliê da Silvânia de Deus - Sil) e a Loja Negro Piche.

20/11 (sábado), das 17h às 18h30
Lançamento do 4º número da revista "Reticências"
Local: Centro Cultural Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1623 – Centro)

20/11 (sábado), às 18h
Show com Lorena Nunes e Grupo Viramundo
Local: Mercado dos Pinhões

23/11 (terça-feira), às 15h
Apresentação roda de capoeira
Local: Biblioteca Herbênia Gurgel (Rua 531, 25, 2. etapa - Conjunto Ceará)

24/11 (quarta-feira), às 18h
Espetáculo teatral "Todo Camburão tem Um Pouco de Navio Negreiro", do Grupo Nóis de Teatro
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)

25/11, às 14h
Roda de Conversa "Cantos e encantos das Afro-narrativas", com Patrícia Adjoke
Local: Biblioteca da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)

27/11 (sábado), das 9h às 11h30 (Turma 1) e das 14h às 16h30 (Turma 2)
Oficinas "Dançando na Vila" - "Dançando com a Tela", com Janaína Bento
Inscrições: Até 24/11, em www.linktr.ee/viladasartes
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Idade: 14 a 16 anos

27/11 (sábado), das 9h às 11h30 (Turma 1) e das 14h às 16h30 (Turma 2)
Oficina "Swing Jazz: Entre o Lindy Hop e o Charsleston", com Rubéns Lopes
Inscrições: Até 24/11, em www.linktr.ee/viladasartes
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Idade: 13 a 16 anos

Agenda virtual

De 17 a 20/11
Podcast “Nas Ondas de Iracema”
Série especial “Fortaleza Negra - Diálogos Ancestrais criativos que movem estruturas”
Transmissão via Spotify e Google Podcast

17/11, às 11h - Episódio “Protagonismo de mulheres negras na luta antirracista”
Convidadas: professora Drª Vera Rodrigues e a professora Drª Matilde Ribeiro
Mediador: Luizinho Jorge Cá

18/11, às 11h - Episódio “Algumas notas sobre pertencimento em Zora Neale Hurston , a gênia do Sul e primeira antropóloga negra das Américas”
Convidada: Professora Dr.ª Denise Costa
Mediador: Ricardo Gadelha

19/11, às 11h - Episódio “A questão racial no Ceará”
Convidados: Geyse Anne Souza da Silva, Wilame da Silva Júnior, Joelma Gentil Jô (Mestra em Educação Brasileira), João do Cumbe
Mediadora: Ana Maria Eugênio da Silva (Ana Eugênia)

20/11, às 11h - Episódio “O Racismo estrutural dentro da música”
Episódio: “O racismo estrutural dentro da música”
Convidados: Pedro David Quissongo e Thais Souza do Rosário
Mediadores: Erica Vasconcelos e Ricardo Gadelha

22/11 (segunda-feira), às 18h
Cineclube Vila das Artes
Filmes: "Onde a noite não adormece", de Rodrigo Ferreira e Paolla Martins, "Inimigo", de Alisson Severino; "Eroica", de Josy Macedo; e "I am virus", de Paula Trojany
Local: Canal da Vila das Artes no Youtube

De 23/11 a 26/11
Ação formativa (curso 12h) - “Vivência Musicalidade Ancestral Ukilombo Capoeira” com Gil Pereira
Via Google Meet

24/11 (quarta-feira)
Podcast do Bel “Papo de Negres”, com Dediane Souza, Mateus Fazeno Rock e Preto Zezé
No Spotify e Canal de YouTube do Centro Cultural Belchior