
O Serviço Família Acolhedora, iniciativa realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), completou sete anos, com 63 famílias beneficiadas e 75 acolhidos no município. Por meio do Família Acolhedora, pessoas se voluntariam para acolher crianças e adolescentes que estão temporariamente afastados de sua família de origem devido ao abandono, negligência ou violação de direitos. Elas ficam responsáveis por sua guarda durante o processo judicial que definirá o retorno da criança a um familiar apto aos cuidados ou encaminhamento para adoção.
Ao se voluntariar para o Serviço, as famílias são capacitadas e acompanhadas por profissionais de Assistência Social ligados à Secretaria de forma a oferecer atenção individualizada no desenvolvimento e na garantia dos direitos. A última capacitação ocorreu entre os dias 27 e 29 de maio, reunindo 17 famílias que pretendem ajudar meninos e meninas a ter o direito à convivência familiar.
Atualmente, o serviço conta com 17 famílias, que acolhem 19 crianças e adolescentes. Enquanto isso, 110 meninos e meninas estão nos acolhimentos institucionais e poderiam ser beneficiados pelo Família Acolhedora. Por isso, é importante que, cada vez mais, famílias se inscrevam. Para participar, basta fazer o cadastro on-line e aguardar o contato da equipe, caso você se encaixe no perfil necessário.
Formulário de Pré-Inscrição Família Acolhedora
"Cada vez que uma família se dispõe a acolher, abre-se a oportunidade de transformar a vida de uma criança. Ainda há muitos meninos e meninas vivendo em acolhimentos institucionais que poderiam crescer em um ambiente mais afetivo. Por isso, é fundamental que mais famílias se cadastrem como acolhedoras. Esse é um gesto de amor e cidadania que faz toda a diferença no presente e no futuro dessas crianças", afirma a vice-prefeita e titular da SDHDS, Gabriella Aguiar.
Como acolher
Quem quiser fazer parte do Família Acolhedora não pode ter intenção de adoção. Além disso, é necessária a concordância de todos os membros da família pelo acolhimento familiar; os acolhedores precisam residir em Fortaleza há, pelo menos, um ano; não estar respondendo a processo judicial; ter idade igual ou superior a 21 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil; ter disponibilidade de tempo para participar da capacitação das famílias acolhedoras, formação continuada e acompanhamento técnico familiar com equipe multiprofissional.
As famílias cadastradas no serviço Família Acolhedora recebem subsídio financeiro por criança ou adolescente em acolhimento. Além disso, o imóvel utilizado pela família se torna isento de pagamento do IPTU. Após o cadastro e seleção, a família acolhedora recebe capacitações e participa de reuniões para entender o processo e oferecer o melhor amparo aos acolhidos.
Os interessados em ser uma Família Acolhedora podem fazer o cadastro em formulário on-line. Em caso de dúvida, o contato pode ser feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones: (85) 2028-0505, (85) 9 9676-4419 e (85) 9 9676-4419