Líderes de todo o Brasil participaram, nos dias 14 e 15 de fevereiro, da oficina Implementação Local das Agendas Globais de Sustentabilidade no Brasil e do Café da Manhã para Prefeitos. A agenda é uma promoção do Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), em parceria com o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO +/PNUD) e o Programa Cidades Sustentáveis. O evento aconteceu em São Paulo e contou com o apoio da GIZ e e da Bloomberg Philanthropies no âmbito do Compacto de Prefeitos. A secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, representou o prefeito Roberto Cláudio.
Durante a programação, representantes técnicos e políticos de diversas cidades brasileiras discutiram a elaboração de um mapa com caminhos e soluções para a implementação local de acordos globais recentemente aprovados, tais como a Agenda 2030 e seus ODS, o Acordo Climático de Paris e a Nova Agenda Urbana. Esses documentos fornecem marcos importantes para o desenvolvimento sustentável dos municípios. O conjunto de ações locais visa impulsionar o progresso e os debates globais.
Ao longo das discussões, foram identificadas barreiras e potencialidades, quadros de políticas nacionais e subnacionais necessárias, bem como estratégias de parcerias no sentido de estabelecer uma visão comum do caminho a seguir.
Café da Manhã para Prefeitos
Os resultados obtidos na oficina foram compartilhados durante um Café da Manhã para Prefeitos convidados, como parte da programação do primeiro Encontro de Signatários do Programa Cidades Sustentáveis. Na ocasião, foram apresentadas novas ferramentas que serão disponibilizadas para as prefeituras signatárias. Os participantes tiveram acesso a soluções inteligentes como o Guia de Ação Local para o Clima; Guia orientador para construção de Mapas da Desigualdade nos Municípios Brasileiros; entre outros. A nova etapa do Programa Cidades Sustentáveis foca na implementação e municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil a partir de 2017.