16 de May de 2013 em Mobilidade
Simulação comprova redução média de 50% no tempo de viagem com Bilhete Único
A simulação foi feita através do sistema de geomonitoramento do transporte público
Faltando apenas um mês para o início do Bilhete Único, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) comprovou que os fortalezenses terão uma economia média de 50% nos tempos de deslocamentos. A Etufor simulou uma situação para comprovar, na prática, essa economia de tempo que o usuário terá utilizando o benefício. Com o Bilhete Único, o usuário do transporte coletivo, em até 2 horas, pagando uma única passagem, poderá utilizar quantos ônibus quiser para realização da sua viagem, sem a necessidade de passar por um terminal.
A simulação foi feita através do sistema de geomonitoramento do transporte público, que acompanha em tempo real toda a movimentação dos coletivos, sendo possível ver o horário em que o veículo passou por determinada parada e o tempo que ele levou para se deslocar até o destino desejado. A simulação proposta levou em consideração um destino que obrigatoriamente passa por um terminal. A ideia é mostrar que com a opção do Bilhete Único será possível anular essa obrigatoriedade e reduzir o tempo de viagem.
A simulação utilizou o monitoramento do dia 14/5, terça-feira, tendo como ponto de partida a Av. Beira Mar, próximo ao Ideal Clube, e o ponto de chegada escolhido foi a Arena Castelão. No exemplo, o horário escolhido foi o de pico da manhã, saindo às 6h22 da Av. Beira Mar e seguindo obrigatoriamente em direção ao terminal do Papicu. Nesse primeiro trecho o passageiro levou 17 minutos. Com um tempo de espera de três minutos até a chegada da linha que segue até a Arena Castelão, mais 37 minutos gastos entre o terminal e a Arena, o usuário gastou 57 minutos no deslocamento total.
Simulação Bilhete Único
Agora a simulação utilizando a opção do Bilhete Único. Saindo do mesmo ponto da Av. Beira Mar, às 6h21, o usuário pode descer em um ponto de parada de sua preferência. Nesse caso foi escolhido a Praça Coração de Jesus, no Centro. Nesse primeiro trecho o passageiro levou 10 minutos. Pegando a primeira linha que passaria pela a Arena Castelão, o usuário gastou apenas um minuto no tempo de espera entre um ônibus e outro. Realizando a integração com o outro ônibus e seguindo até a Arena Castelão, o tempo gasto no segundo percurso foi de 21 minutos. Ou seja, o tempo total foi de 32 minutos.
Fazendo o mesmo percurso, tendo a liberdade de pegar qualquer linha e quantos ônibus quiser, em qualquer ponto de parada, opção dada pelo Bilhete Único, o passageiro teria uma economia de 25 minutos no percurso entre a Av. Beira Mar e a Arena Castelão. Para facilitar essa opção de deslocamento em qualquer ponto de parada, a Prefeitura de Fortaleza irá sinalizar todas as paradas da cidade com a relação das linhas que passam por cada ponto. A Prefeitura pretende iniciar esse trabalho pelas áreas com maior demanda de transporte coletivo na cidade e tem o objetivo de concluir toda a sinalização até o início do funcionamento do Bilhete Único, no próximo dia 15 de junho.
Clique aqui para ver a planilha com todos os tempos gastos e as linhas utilizadas
Simulação comprova redução média de 50% no tempo de viagem com Bilhete Único
A simulação foi feita através do sistema de geomonitoramento do transporte público
Faltando apenas um mês para o início do Bilhete Único, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) comprovou que os fortalezenses terão uma economia média de 50% nos tempos de deslocamentos. A Etufor simulou uma situação para comprovar, na prática, essa economia de tempo que o usuário terá utilizando o benefício. Com o Bilhete Único, o usuário do transporte coletivo, em até 2 horas, pagando uma única passagem, poderá utilizar quantos ônibus quiser para realização da sua viagem, sem a necessidade de passar por um terminal.
A simulação foi feita através do sistema de geomonitoramento do transporte público, que acompanha em tempo real toda a movimentação dos coletivos, sendo possível ver o horário em que o veículo passou por determinada parada e o tempo que ele levou para se deslocar até o destino desejado. A simulação proposta levou em consideração um destino que obrigatoriamente passa por um terminal. A ideia é mostrar que com a opção do Bilhete Único será possível anular essa obrigatoriedade e reduzir o tempo de viagem.
A simulação utilizou o monitoramento do dia 14/5, terça-feira, tendo como ponto de partida a Av. Beira Mar, próximo ao Ideal Clube, e o ponto de chegada escolhido foi a Arena Castelão. No exemplo, o horário escolhido foi o de pico da manhã, saindo às 6h22 da Av. Beira Mar e seguindo obrigatoriamente em direção ao terminal do Papicu. Nesse primeiro trecho o passageiro levou 17 minutos. Com um tempo de espera de três minutos até a chegada da linha que segue até a Arena Castelão, mais 37 minutos gastos entre o terminal e a Arena, o usuário gastou 57 minutos no deslocamento total.
Simulação Bilhete Único
Agora a simulação utilizando a opção do Bilhete Único. Saindo do mesmo ponto da Av. Beira Mar, às 6h21, o usuário pode descer em um ponto de parada de sua preferência. Nesse caso foi escolhido a Praça Coração de Jesus, no Centro. Nesse primeiro trecho o passageiro levou 10 minutos. Pegando a primeira linha que passaria pela a Arena Castelão, o usuário gastou apenas um minuto no tempo de espera entre um ônibus e outro. Realizando a integração com o outro ônibus e seguindo até a Arena Castelão, o tempo gasto no segundo percurso foi de 21 minutos. Ou seja, o tempo total foi de 32 minutos.
Fazendo o mesmo percurso, tendo a liberdade de pegar qualquer linha e quantos ônibus quiser, em qualquer ponto de parada, opção dada pelo Bilhete Único, o passageiro teria uma economia de 25 minutos no percurso entre a Av. Beira Mar e a Arena Castelão. Para facilitar essa opção de deslocamento em qualquer ponto de parada, a Prefeitura de Fortaleza irá sinalizar todas as paradas da cidade com a relação das linhas que passam por cada ponto. A Prefeitura pretende iniciar esse trabalho pelas áreas com maior demanda de transporte coletivo na cidade e tem o objetivo de concluir toda a sinalização até o início do funcionamento do Bilhete Único, no próximo dia 15 de junho.
Clique aqui para ver a planilha com todos os tempos gastos e as linhas utilizadas