Entrou no ar, na quarta-feira (26/01), o site interativo do processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Fortaleza (PDPFor). A plataforma reúne informações sobre as fases do processo, agenda, documentos importantes, além de informações relevantes sobre a cidade. O lançamento do site faz parte da retomada do debate, que havia iniciado em 2019, mas foi paralisado em razão das duas ondas de Covid-19 enfrentadas em 2020 e 2021.
O site entrou no ar no dia seguinte à posse dos 30 membros titulares e dos 30 suplentes do Núcleo Gestor de Revisão do Plano Diretor, realizada em reunião virtual com o prefeito José Sarto na última terça (25/01). A composição do Núcleo Gestor é formada pela gestão municipal por meio das secretarias, além de instituições da sociedade civil, dentre estas, movimentos sociais.
"A construção de uma cidade moderna, justa, sustentável e inclusiva depende de compromisso da gestão pública, envolvimento da sociedade civil, diálogo permanente com os diversos segmentos populares, mas também de uma legislação forte e eficiente, conectada com as reais necessidades dos habitantes. É esse debate que estamos propondo aos fortalezenses para o processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Fortaleza", destacou o prefeito em sua mensagem disponível na plataforma.
Estão disponíveis no site informações detalhadas sobre o que é o PDPFor, uma lei municipal, obrigatória para municípios com mais de 20 mil habitantes. Ele detalha os caminhos para o crescimento de uma cidade e aponta soluções para problemas comuns aos municípios, como déficit habitacional, desigualdade social, saneamento e proteção ao meio ambiente. Os visitantes da plataforma também têm acesso a documentos e atas de reuniões que já aconteceram, podem saber as próximas fases do processo e também conhecer mais da história e do perfil da cidade.
A plataforma também será uma das ferramentas de participação da população na revisão do Plano Diretor, que será discutido presencialmente em encontros nos 39 territórios e também em encontros temáticos.