O trabalho da Educação de Fortaleza no combate ao abandono escolar foi compartilhado com promotores de justiça ligados à área, nesta terça-feira (04/09). O secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia, apresentou ao público as políticas adotadas e o monitoramento da frequência escolar na Rede Municipal, durante a II Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos 2018, realizada nesta semana, na Assembleia Legislativa do Ceará.
O secretário adjunto avalia esta participação como oportunidade de a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Educação de Fortaleza (SME), apresentar o trabalho desenvolvido. Segundo ele, “muitos são os desafios, mas a Educação já avançou e, hoje, Fortaleza é referência no combate ao abandono escolar. Não à toa, tem uma das menores taxas de abandono entre capitais do Brasil e vem, a cada ano, reduzindo o abandono escolar na Rede Municipal de Ensino”.
Na percepção da promotora de justiça de Minas Gerais, Daniela Yokoyama, divulgar a experiência da Educação de Fortaleza ajuda a pensar em como replicar esse formato em outros municípios do Brasil. “Percebemos também a articulação de vários órgãos. Esta oportunidade mostra como é possível aperfeiçoar o trabalho de cada instituição e potencializar resultados para a sociedade”, pontua.
O promotor de justiça de Defesa da Educação do Ceará, Francisco Elnatam Carlos de Oliveira, enfatiza a parceria do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e da Secretaria Municipal da Educação (SME). “A secretaria atendeu à solicitação do MPCE sem dificuldade, sem qualquer formalismo. Nos sentimos felizes deste relacionamento, pois sempre estamos à disposição também para o que o órgão precisar. É uma parceria com um objetivo em comum: a qualidade da nossa educação”, defende.