28 de August de 2014 em Infraestrutura

Usuários aprovam faixa exclusiva de ônibus nas avenidas Carapinima e da Universidade

A medida otimiza os deslocamentos de cerca de 300 mil passageiros, além de reduzir o tempo de viagem em até 40%


Está em fase final a elaboração da comunicação visual que estará presente em todos os abrigos das faixas exclusivas (Foto: Kaio Machado)

Quem circula pelas avenidas Carapinima e da Universidade já percebe a implantação das faixas exclusivas de ônibus, que operam desde a última segunda-feira (25/8). Também houve a substituição dos abrigos de concreto por abrigos metálicos e a instalação de novas placas com os itinerários das linhas. A novidade integra o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) e visa garantir a prioridade desses veículos, otimizando os deslocamentos de cerca de 300 mil passageiros, além de reduzir o tempo de viagem em até 40%.

A implantação das faixas foi aprovada por usuários do transporte coletivo na região, como é o caso do estudante de Engenharia Civil, Francisco Alexandre Lopes, 27 anos. Morador da Parangaba, ele utiliza ônibus para se locomover de sua residência à faculdade. “Diariamente utilizo a linha Parangaba/João Pessoa. Acredito que seja o início de uma série de ações para melhorar o transporte público, mas já deu para notar que melhorou sensivelmente”, comentou.

Outra que aprovou a implantação da via exclusiva para ônibus foi a estudante do ensino médio Jeciane Castelo, de 16 anos, residente no Bairro Parque São José. “Com certeza andar de ônibus agora vai ficar mais rápido e fácil, além de mais agradável com a implantação de ar condicionado em algumas linhas”, afirmou.

Na Avenida da Universidade, por onde circulam diariamente 42 linhas de ônibus, a faixa exclusiva segue na extensão da Rua Padre Cícero até a Avenida Domingos Olímpio. No trecho entre as ruas Paulino Nogueira e Juvenal Galeno, serão destinadas duas faixas para os ônibus, em função do maior número de veículos e paradas. Já a Avenida Carapinima compreenderá uma faixa por sentido, entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida Duque de Caxias, beneficiando as 37 linhas que trafegam pelo local. A exceção será o trecho entre a Rua Juvenal Galeno e Avenida 13 de Maio, onde também serão destinadas duas faixas para os ônibus.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) segue realizando o trabalho de redimensionamento dos pontos de paradas para que exista uma distância média de 500 metros entre eles. Além disso, está em fase final a elaboração da comunicação visual que estará presente em todos os abrigos das faixas exclusivas oferecendo informações aos passageiros.

O funcionário público Francisco de Assis Leite, de 57 anos, trabalha próximo ao Shopping Benfica aprovou a modificação, mas destaca que precisa haver maior fiscalização para coibir o tráfego de carros particulares nas vias exclusivas. “A ideia do corredor destinado aos coletivos é ótima, mas os carros pequenos ainda atrapalham. Acredito que poderiam ter mais ações de educação no trânsito voltadas para essa conscientização”, afirmou.

Será permitido o tráfego de ônibus, vans e táxi nas faixas exclusivas. Veículos particulares poderão transitar desde que respeitem as regras de circulação, só devendo adentrar a faixa para realizar conversões à direita. Conforme as placas de sinalização vertical que serão instaladas ao longo das vias, as faixas funcionarão nos dias úteis, de 5h às 21h, e aos sábados, de 5h às 16h. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre.

Segundo o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia, a fiscalização será feita em três etapas: adaptação, educação e penalização. “No primeiro momento não haverá multa, apenas orientações. No segundo momento, 30 dias após a implantação da faixa, nós iremos implantar a fiscalização eletrônica e já começaremos a registrar os abusos e notificar, ainda em caráter educativo. Somente após mais 30 dias, terá início a terceira fase em que haverá, se for o caso, penalização com multa”, informa. Até julho de 2015, serão implantados em Fortaleza um total de 122 quilômetros de faixas exclusivas para transporte público.

Usuários aprovam faixa exclusiva de ônibus nas avenidas Carapinima e da Universidade

A medida otimiza os deslocamentos de cerca de 300 mil passageiros, além de reduzir o tempo de viagem em até 40%

Está em fase final a elaboração da comunicação visual que estará presente em todos os abrigos das faixas exclusivas (Foto: Kaio Machado)

Quem circula pelas avenidas Carapinima e da Universidade já percebe a implantação das faixas exclusivas de ônibus, que operam desde a última segunda-feira (25/8). Também houve a substituição dos abrigos de concreto por abrigos metálicos e a instalação de novas placas com os itinerários das linhas. A novidade integra o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) e visa garantir a prioridade desses veículos, otimizando os deslocamentos de cerca de 300 mil passageiros, além de reduzir o tempo de viagem em até 40%.

A implantação das faixas foi aprovada por usuários do transporte coletivo na região, como é o caso do estudante de Engenharia Civil, Francisco Alexandre Lopes, 27 anos. Morador da Parangaba, ele utiliza ônibus para se locomover de sua residência à faculdade. “Diariamente utilizo a linha Parangaba/João Pessoa. Acredito que seja o início de uma série de ações para melhorar o transporte público, mas já deu para notar que melhorou sensivelmente”, comentou.

Outra que aprovou a implantação da via exclusiva para ônibus foi a estudante do ensino médio Jeciane Castelo, de 16 anos, residente no Bairro Parque São José. “Com certeza andar de ônibus agora vai ficar mais rápido e fácil, além de mais agradável com a implantação de ar condicionado em algumas linhas”, afirmou.

Na Avenida da Universidade, por onde circulam diariamente 42 linhas de ônibus, a faixa exclusiva segue na extensão da Rua Padre Cícero até a Avenida Domingos Olímpio. No trecho entre as ruas Paulino Nogueira e Juvenal Galeno, serão destinadas duas faixas para os ônibus, em função do maior número de veículos e paradas. Já a Avenida Carapinima compreenderá uma faixa por sentido, entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida Duque de Caxias, beneficiando as 37 linhas que trafegam pelo local. A exceção será o trecho entre a Rua Juvenal Galeno e Avenida 13 de Maio, onde também serão destinadas duas faixas para os ônibus.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) segue realizando o trabalho de redimensionamento dos pontos de paradas para que exista uma distância média de 500 metros entre eles. Além disso, está em fase final a elaboração da comunicação visual que estará presente em todos os abrigos das faixas exclusivas oferecendo informações aos passageiros.

O funcionário público Francisco de Assis Leite, de 57 anos, trabalha próximo ao Shopping Benfica aprovou a modificação, mas destaca que precisa haver maior fiscalização para coibir o tráfego de carros particulares nas vias exclusivas. “A ideia do corredor destinado aos coletivos é ótima, mas os carros pequenos ainda atrapalham. Acredito que poderiam ter mais ações de educação no trânsito voltadas para essa conscientização”, afirmou.

Será permitido o tráfego de ônibus, vans e táxi nas faixas exclusivas. Veículos particulares poderão transitar desde que respeitem as regras de circulação, só devendo adentrar a faixa para realizar conversões à direita. Conforme as placas de sinalização vertical que serão instaladas ao longo das vias, as faixas funcionarão nos dias úteis, de 5h às 21h, e aos sábados, de 5h às 16h. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre.

Segundo o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia, a fiscalização será feita em três etapas: adaptação, educação e penalização. “No primeiro momento não haverá multa, apenas orientações. No segundo momento, 30 dias após a implantação da faixa, nós iremos implantar a fiscalização eletrônica e já começaremos a registrar os abusos e notificar, ainda em caráter educativo. Somente após mais 30 dias, terá início a terceira fase em que haverá, se for o caso, penalização com multa”, informa. Até julho de 2015, serão implantados em Fortaleza um total de 122 quilômetros de faixas exclusivas para transporte público.