Nesta quinta-feira (18/11), aproximadamente, 30 usuários do Centro de Convivência para População em Situação de Rua receberão certificado de conclusão dos cursos de qualificação profissional em áreas como serviços automotivos, barbeiro, cabeleireiro unissex, mecânico de motos e bombeiro hidráulico. A solenidade, que contará com a entrega de 10 kits com insumos necessários para que os alunos possam trabalhar na área de conhecimento escolhida, acontecerá às 8 horas, na Pousada Social I (Av. Dom Manuel, 1250).
A ação, desenvolvida pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) com o Instituto Maria da Hora desde maio, com ofertas de diversos cursos, tem como objetivo incentivar a superação da condição de vulnerabilidade desse público.
"A Prefeitura sempre busca dar oportunidade de inserir a população em situação de rua no mercado de trabalho. Por isso, esses cursos são tão importantes, pois geram confiança e esperança de vida nova", afirma o titular da SDHDS, Cláudio Pinho.
Pedro Paulo de Moraes, que está em situação de rua há seis meses, foi um dos participantes do curso de bombeiro hidráulico. "Eu conheci o centro através de amigos e já estava me ajudando muito com suporte e assim que soube do curso me interessei logo. Eu até já tinha até alguma noção prática de umas coisas e o curso foi super importante trazendo a teoria e podendo exercitar. Os educadores deram uma força não só sobre o conteúdo, mas até sobre a vida na rua mesmo. E se tiver mais curso, melhor ainda!", afirma
Edison Nascimento concluiu o curso de serviços automotivos e comemora: "Estou em situação de rua há alguns meses e quando conheci o centro e foi que recebi ajuda pra poder me levantar. Agora ganhei essa oportunidade de fazer esse curso e só pretendo melhorar de vida. Tô muito feliz que vou receber meu certificado!”.
Para a concessão dos kits, foram selecionados os alunos com maior percentual de assiduidade nas aulas, bem como com um bom desenvolvimento. As aulas foram realizadas na sede do Centro de Convivência para População em Situação de Rua, que oferta ainda serviços de higiene pessoal, lavanderia, oficinas socioeducativas, espaço de leitura, atendimento técnico e refeições. Cada curso teve carga horária de 100 horas, subdividida em dois módulos: empreendedorismo e módulo específico.
O Centro de Convivência para População em Situação de Rua é um equipamento da SDHDS e tem seus serviços executados pelo Instituto Maria da Hora. O local oferece espaço de convivência e serviços como acolhida, atividades culturais e de sociabilidade, encaminhamento a rede de serviços, higienização, lavagem de roupas e alimentação.