A temporada de férias foi bastante agitada no Zoológico Municipal Sargento Prata e no Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, equipamentos que compõem o Parque Ecológico do Passaré, mantido pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).
Cerca de 54 mil pessoas escolheram o Parque para desfrutar de momentos de diversão com a família em meio aos animais e ao verde durante o mês de julho. De acordo com a gerência dos espaços, a média de visitação foi de 2.078 pessoas por dia e o maior pico de frequentação foi registrado no último fim de semana do mês, com mais de 10 mil visitantes.
A frequentação expressiva na área é resultante da integração e abertura à visitação do Horto, iniciada em fevereiro de 2018, após a conclusão da sua completa requalificação. Desde então, os fortalezenses têm ocupado e usufruído cada vez mais do Parque, fazendo piqueniques, aniversários, ensaios fotográficos, além da já consolidada apreciação dos recintos dos animais do Zoológico.
Educação Ambiental
Este ano, a frequentação teve taxa semelhante a do ano passado, quando o Parque recebeu aproximadamente 60 mil pessoas. A novidade deste ano foi o aumento do interesse dos visitantes pelas particularidades dos animais do Zoológico, sobre quais espécies estão ameaçadas de extinção, onde ocorrem, o que comem, como se comportam e o que fazer para preservar. “A visitação foi bem intensa durante todo o período de férias, mas a gente percebeu que, em relação ao ano passado, as pessoas estão mais interessadas na preservação das espécies, procurando ler as placas, se informar, observar os animais. O espaço não foi usado só para fins de lazer, tivemos também um ótimo resultado em relação à educação ambiental, que é um dos propósitos de um zoológico.”, afirma Leanne Soares, zootecnista e gerente do Zoológico Municipal Sargento Prata.
Fauna livre
Outra atividade que tem sido cada vez mais explorada pelos usuários é a observação da fauna livre que vive no local. Iguanas, soins, cágados e diversas aves, como o socó-boi, o carcará, o anu-preto, o galo campina e o canário-da-terra, são facilmente visualizados em toda a extensão do Parque. Vários visitantes têm levado binóculos e câmeras fotográficas para flagrarem momentos curiosos desses animais livres em seu habitat.
Atividades culturais e participação de grupos acadêmicos
O encerramento das férias foi celebrado com uma série de atividades artísticas e de educação ambiental com o “Festival de Férias do Parque Ecológico do Passaré”, que trouxe música, teatro e exposições de grupos de estudos como o Grupo de Estudos de Animais Silvestres da Uece (Geas), o Núcleo de Estudos em Animais Selvagens e Pets da UFC (Neaspet) e a exposição "Tráfico de Animais” da Associação Caatinga.
Mesmo com o fim das férias, o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho e o Zoológico Municipal Sargento Prata estão abertos à visitação de terça a domingo, das 08 às 16h. Os visitantes que forem ao local terão a oportunidade de conhecer 160 animais de 44 espécies, entre mamíferos, répteis e aves, além de poder desfrutar da vasta cobertura vegetal do Zoológico e do Horto e poder contemplar os animais livres.
"O aumento do interesse dos visitantes pelas questões ambientais nos estimula a reforçar cada vez mais as ações de educação ambiental no Parque, em parceria com universidades e organizações da sociedade civil.", ressalta Regis Tavares, superintendente da UrbFor.
Serviço:
Parque Ecológico do Passaré (Zoológico e Horto)
Funcionamento: de terça a domingo das 08 às 16h
Endereço: Avenida Prudente Brasil, 685 - Passaré
Entrada gratuita