A Prefeitura de Fortaleza atua, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Fortaleza), com a ações de melhorias habitacionais em pelo menos três áreas vinculadas às Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). As intervenções, que focam principalmente o banheiro das residências, estão presentes nos bairros Pirambu (Regional 1), Serviluz (2) e Moura Brasil (12).
Na atual gestão, mesmo com as sérias restrições impostas pela pandemia da Covid-19, mais de 300 famílias foram beneficiadas com ações de melhorias habitacionais. Esse trabalho tem o foco na construção e/ou reparos de banheiros com a instalação de kits sanitários (chuveiro, lavatório e vaso), colocação de piso e revestimento cerâmico, além de promover o acesso à rede de saneamento básico, por meio da ligação intradomiciliar. “Essas intervenções permitem melhorar as condições saudáveis de habitabilidade em áreas de assentamentos precários, levando dignidade para as famílias atendidas”, destaca o titular da Habitafor, Adail Fontenele.
Até outubro deste ano, 167 famílias haviam sido beneficiadas com melhorias habitacionais no Pirambu, 101 tiveram seus banheiros construídos ou reformados no Serviluz e outras 35 receberam a intervenção no Moura Brasil. Além disso, outras 47 famílias seguem com obras em execução nesses bairros.
Um dos beneficiados com a melhoria foi Francisco José da Silva, morador da Rua Taperuaba, no grande Pirambu. Para ele, o trabalho ágil e bem feito permitiu que acolhesse a sua mãe de 74 anos. “Foi um trabalho rápido, com bom atendimento e deu para trazer minha mãe que estava no interior por causa da pandemia. Como estou desempregado, não teria como melhorar o banheiro”, ressalta o morador.
Zonas Especiais de Interesse Social
As zonas foram delimitadas e determinadas pelo Plano Diretor de Fortaleza (PDPFor-2009), e compreendem áreas do território que exigem tratamento especial na definição de parâmetros reguladores de usos e ocupação do solo. Mais informações no site https://zonasespeciais.fortaleza.ce.gov.br/