A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) implementa a partir desta segunda-feira (25/10) uma nova ação educativa durante as fiscalizações preventivas. Agentes de trânsito vão distribuir e aplicar antenas corta-pipas nas abordagens aos motociclistas.
A ação será realizada em comandos de blitz no turnos da manhã e da tarde em diversos pontos da Cidade. "O nosso objetivo é orientar os motociclistas quanto ao uso de equipamentos de segurança. Os agentes de trânsito explicam a importância do uso das antenas corta-pipa, do capacete fechado e outros equipamentos de proteção e atitudes seguras que podem evitar acidentes", destaca Juliana Coelho, superintendente da AMC.
Os motociclistas são os mais vulneráveis no trânsito da capital. Esses condutores representaram metade das dez mortes registradas em vias no mês de setembro.
Como funcionam as antenas corta-pipas
A antena corta-pipa é uma haste de metal com uma espécie de gancho na ponta, que protege e ajuda a cortar linhas de pipa com rol ou as chamadas linhas chilenas que vêm em direção a motociclistas. O equipamento impede que as linhas chilenas e o cerol atinjam o pescoço, tórax e braços dos motociclistas e passageiros, já que as motos não possuem nenhum tipo de proteção frontal.
Apesar de simples, muitos condutores de motocicleta não utilizam os equipamentos.
Curso de pilotagem segura
A distribuição dos corta-pipas é mais uma atividade da AMC em busca de reduzir a ocorrência de sinistros com os motociclistas. Há mais de três meses, a Autarquia oferta gratuitamente o curso de pilotagem segura. O foco é possibilitar o desenvolvimento de habilidades na condução do veículo para enfrentar qualquer situação no trânsito e estimular um comportamento mais seguro para que não se envolvam em sinistros. Os interessados devem se inscrever na formação por meio do site amctransito.com.br.