24 de April de 2013 em Social

Atendimento da Audiência Virtual tem aumento de 27% em 2013

A estatística do Procon constata que as reclamações representam cerca da metade dos atendimentos que acontecem virtualmente


A Audiência Virtual é pioneira em todo o País e os resultados nos trâmites são idênticos à audiência presencial (Foto: divulgação)

De janeiro até 15 de abril, foram registradas 46 atendimentos no serviço Audiência Virtual mantido pelo Procon Fortaleza. No ano passado, em igual período, verificou-se um total de 36 ocorrências, um aumento de 27%. A estatística do órgão também constata que as reclamações representam cerca da metade dos atendimentos que acontecem virtualmente.

O coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, explica que o serviço tem por finalidade oferecer maior comodidade para os usuários que estejam com dificuldades de locomoção para exercer o direito da reclamação, ou mesmo nos casos de pessoas que se encontram viajando. A Audiência Virtual é pioneira em todo o País e os resultados nos trâmites são idênticos à audiência presencial.

Para abrir uma reclamação virtual, o consumidor precisa obrigatoriamente residir em Fortaleza, ter uma conta de usuário do Skype e uma webcam instalada no computador. Ele acessa o site http://www.fortaleza.ce.gov.br/procon, clica no link de Audiência Virtual e realiza o cadastro.

Após esta etapa, o consumidor recebe em seu e-mail uma senha provisória para acessar o portal e cadastrar sua reclamação, tendo como prazo máximo de resposta 15 dias úteis. Expirado este prazo, é marcada a audiência que acontece por meio de uma vídeoconferência gravada.

Caso haja acordo na audiência, o processo é tido como encerrado e é arquivado. Caso contrário, o consumidor tem o direito de remarcar a audiência duas vezes, no máximo, ou pode ser encaminhado pelo conciliador para pleitear seus direitos junto ao Poder Judiciário.

Atendimento da Audiência Virtual tem aumento de 27% em 2013

A estatística do Procon constata que as reclamações representam cerca da metade dos atendimentos que acontecem virtualmente

A Audiência Virtual é pioneira em todo o País e os resultados nos trâmites são idênticos à audiência presencial (Foto: divulgação)

De janeiro até 15 de abril, foram registradas 46 atendimentos no serviço Audiência Virtual mantido pelo Procon Fortaleza. No ano passado, em igual período, verificou-se um total de 36 ocorrências, um aumento de 27%. A estatística do órgão também constata que as reclamações representam cerca da metade dos atendimentos que acontecem virtualmente.

O coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, explica que o serviço tem por finalidade oferecer maior comodidade para os usuários que estejam com dificuldades de locomoção para exercer o direito da reclamação, ou mesmo nos casos de pessoas que se encontram viajando. A Audiência Virtual é pioneira em todo o País e os resultados nos trâmites são idênticos à audiência presencial.

Para abrir uma reclamação virtual, o consumidor precisa obrigatoriamente residir em Fortaleza, ter uma conta de usuário do Skype e uma webcam instalada no computador. Ele acessa o site http://www.fortaleza.ce.gov.br/procon, clica no link de Audiência Virtual e realiza o cadastro.

Após esta etapa, o consumidor recebe em seu e-mail uma senha provisória para acessar o portal e cadastrar sua reclamação, tendo como prazo máximo de resposta 15 dias úteis. Expirado este prazo, é marcada a audiência que acontece por meio de uma vídeoconferência gravada.

Caso haja acordo na audiência, o processo é tido como encerrado e é arquivado. Caso contrário, o consumidor tem o direito de remarcar a audiência duas vezes, no máximo, ou pode ser encaminhado pelo conciliador para pleitear seus direitos junto ao Poder Judiciário.