24 de April de 2013 em Social
Atendimento da Audiência Virtual tem aumento de 27% em 2013
A estatística do Procon constata que as reclamações representam cerca da metade dos atendimentos que acontecem virtualmente
De janeiro até 15 de abril, foram registradas 46 atendimentos no serviço Audiência Virtual mantido pelo Procon Fortaleza. No ano passado, em igual período, verificou-se um total de 36 ocorrências, um aumento de 27%. A estatística do órgão também constata que as reclamações representam cerca da metade dos atendimentos que acontecem virtualmente.
O coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, explica que o serviço tem por finalidade oferecer maior comodidade para os usuários que estejam com dificuldades de locomoção para exercer o direito da reclamação, ou mesmo nos casos de pessoas que se encontram viajando. A Audiência Virtual é pioneira em todo o País e os resultados nos trâmites são idênticos à audiência presencial.
Para abrir uma reclamação virtual, o consumidor precisa obrigatoriamente residir em Fortaleza, ter uma conta de usuário do Skype e uma webcam instalada no computador. Ele acessa o site http://www.fortaleza.ce.gov.br/procon, clica no link de Audiência Virtual e realiza o cadastro.
Após esta etapa, o consumidor recebe em seu e-mail uma senha provisória para acessar o portal e cadastrar sua reclamação, tendo como prazo máximo de resposta 15 dias úteis. Expirado este prazo, é marcada a audiência que acontece por meio de uma vídeoconferência gravada.
Caso haja acordo na audiência, o processo é tido como encerrado e é arquivado. Caso contrário, o consumidor tem o direito de remarcar a audiência duas vezes, no máximo, ou pode ser encaminhado pelo conciliador para pleitear seus direitos junto ao Poder Judiciário.
Atendimento da Audiência Virtual tem aumento de 27% em 2013
A estatística do Procon constata que as reclamações representam cerca da metade dos atendimentos que acontecem virtualmente
De janeiro até 15 de abril, foram registradas 46 atendimentos no serviço Audiência Virtual mantido pelo Procon Fortaleza. No ano passado, em igual período, verificou-se um total de 36 ocorrências, um aumento de 27%. A estatística do órgão também constata que as reclamações representam cerca da metade dos atendimentos que acontecem virtualmente.
O coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, explica que o serviço tem por finalidade oferecer maior comodidade para os usuários que estejam com dificuldades de locomoção para exercer o direito da reclamação, ou mesmo nos casos de pessoas que se encontram viajando. A Audiência Virtual é pioneira em todo o País e os resultados nos trâmites são idênticos à audiência presencial.
Para abrir uma reclamação virtual, o consumidor precisa obrigatoriamente residir em Fortaleza, ter uma conta de usuário do Skype e uma webcam instalada no computador. Ele acessa o site http://www.fortaleza.ce.gov.br/procon, clica no link de Audiência Virtual e realiza o cadastro.
Após esta etapa, o consumidor recebe em seu e-mail uma senha provisória para acessar o portal e cadastrar sua reclamação, tendo como prazo máximo de resposta 15 dias úteis. Expirado este prazo, é marcada a audiência que acontece por meio de uma vídeoconferência gravada.
Caso haja acordo na audiência, o processo é tido como encerrado e é arquivado. Caso contrário, o consumidor tem o direito de remarcar a audiência duas vezes, no máximo, ou pode ser encaminhado pelo conciliador para pleitear seus direitos junto ao Poder Judiciário.