Aberto para toda a população, o projeto Bike sem Barreiras deste sábado (27/05) contará com a presença de um grupo de alunos com deficiência intelectual assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Voltado para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou autismo, a iniciativa é desenvolvida quinzenalmente aos sábados pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em parceria com a Uninassau.
Os interessados em participar devem comparecer de 8h às 12h, na tenda da ação, localizada ao lado do Centro Cultural Belchior e em frente ao projeto Praia Acessível. É necessário apenas apresentar um documento de identificação com foto, sem necessidade de agendamento prévio.
Os usuários poderão contar ainda com o suporte de profissionais e estudantes da Uninassau, que vão apresentar os modelos de bike adaptada e, se necessário, acompanhar no passeio em trecho da orla.
Um dos modelos disponíveis pode ser pedalado por duas pessoas. A bicicleta dupla é utilizada por uma pessoa com deficiência visual e pelo monitor ou acompanhante do usuário. Já a The Duet é uma bike composta por uma cadeira de rodas no lugar da roda dianteira. Outra opção é a handbike, um triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos.
Auxílio no deslocamento de grupos
Desde março, em parceria com Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o projeto Bike sem Barreiras realiza deslocamentos com grupo de entidades e organizações interessadas. Para isso, o representante da organização ou entidade deve contatar a Gerência de Gestão Cicloviária da AMC através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando a quantidade de pessoas, endereço de origem do deslocamento, número de responsáveis pelo grupo, contato e data pretendida. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3488-3201.