A alfabetização na idade certa é um compromisso na Educação de Fortaleza, que se destaca por práticas inovadoras e resultados expressivos no cenário nacional. Como parte deste contexto, mais de 57 mil alunos da Rede Municipal de Ensino participam do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), uma importante ferramenta para monitorar a aprendizagem e direcionar estratégias que garantam o avanço educacional.
Nesta quinta-feira (28/11), um total de 18.128 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais realizaram as provas de Língua Portuguesa. Na vertente Spaece-Alfa, voltada especificamente para essa etapa, a avaliação teve como base o nível de leitura.
"As provas aplicadas hoje são uma oportunidade para avaliarmos essa etapa crucial no processo de alfabetização. O Spaece nos permite ver o desenvolvimento dos alunos e identificar pontos que devemos aperfeiçoar, pois o nosso objetivo é garantir que todos se alfabetizem com qualidade, dentro do tempo adequado. Nos últimos anos, por exemplo, os avanços na proficiência refletem o impacto positivo das políticas que estamos implementando", pontuou a secretária da Educação, Dalila Saldanha.
O crescimento mencionado pela gestora é comprovado pelos dados do próprio sistema avaliativo. De acordo com o Spaece 2023, 93,9% dos estudantes do 2º ano foram alfabetizados na idade certa, uma evolução significativa desde 2012, quando esse índice era de 53,8%. Além disso, a proficiência dos alunos no Spaece Alfa atingiu 196 pontos em 2023, representando um aumento de 32 pontos em relação ao ano anterior.
Esses avanços garantiram a Fortaleza maior visibilidade no país, um reconhecimento que também foi destacado no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC). A cidade é líder entre as capitais brasileiras, com 74,03% das crianças do 2º ano alfabetizadas na idade certa em 2023.
Educação de práticas inovadoras
Os números expressivos na alfabetização da capital são fruto de uma política focada em práticas inovadoras. Iniciativas como a formação continuada e em contexto, avaliação diagnóstica censitária e o monitoramento dos resultados pelo Comitê de Aprendizagem têm sido fundamentais para que os alunos estejam no caminho de aprender a ler e escrever na idade certa.
Outras ações estruturantes incluem a intensificação da jornada ampliada, aquisição de materiais didáticos, formação para professores e melhorias no parque escolar. “Trata-se de conjunto de iniciativas que tem permitido intervenções mais eficazes e assertivas, atendendo às necessidades da Rede de Ensino”, completa Dalila Saldanha.
Rumo à excelência na alfabetização
Com um currículo voltado para o fortalecimento da aprendizagem, as unidades de ensino têm colocado em prática as estratégias que garantem o avanço contínuo dos alunos. Na Escola Municipal Almerinda Albuquerque, no bairro São João Tauape, a consolidação desse trabalho chega com as avaliações externas, como o Spaece, que mobilizam toda a Educação de Fortaleza na meta de alcançar os melhores resultados.
“As provas criam um clima que une ainda mais a comunidade. Estamos juntos, alunos, professores e familiares. Aqui na nossa escola, a gente conseguiu até fazer umas camisas personalizadas que animaram as famílias. Então, não é algo que acontece só nas turmas que fazem a prova, é algo que movimenta toda a escola em promover um ensino de qualidade”, disse a professora de Língua Portuguesa do 2º ano, Ully Martins.
Para a aluna Maria Ysis Queiroz, as avaliações representam o momento de destacar os seus aprendizados. “Vou mostrar tudo que aprendi nesse ano. Adoro português e vou ser uma aluna verde escuro”, falou Ysis, referindo-se a cor que simboliza a excelência na aprendizagem.
Spaece 2024
As avaliações do Spaece 2024 iniciaram na terça-feira (26/11) e seguem até a sexta-feira (29/11). A edição deste ano acontece de forma censitária, envolvendo estudantes de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. As provas avaliam os conhecimentos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Idealizado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Spaece tem servido para a implementação de políticas públicas educacionais e melhores práticas pedagógicas nas escolas estaduais e municipais.