A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) avança com o trabalho social no residencial Cidade Jardim 2, localizado do bairro José Walter (Regional 8). Nesta semana, o uso consciente da água e os cuidados com o lixo doméstico são as temáticas das oficinas que têm como público alvo, as crianças do empreendimento.
Essas atividades integram o eixo de Educação Ambiental e Patrimonial que visam despertar nos moradores a consciência quanto aos cuidados do local onde moram, bem como a importância do meio ambiente seguro, sadio e limpo. “Com esse eixo do trabalho social, desenvolvemos processos socioeducativos que englobam informações sobre bens, equipamentos e serviços implantados no residencial, estimulando assim a utilização adequada e também atitudes saudáveis em relação ao meio ambiente e à vida”, observa a coordenadora de Programas Sociais da Habitafor, Andréa Cialdini.
Mais
O trabalho social constitui um conjunto de ações de caráter informativo e educativo junto às famílias beneficiadas pela política habitacional. O objetivo é promover o exercício da participação cidadã, fomentando a organização e a gestão comunitária dos espaços comuns, no intuito de fortalecer a melhoria da qualidade de vida das famílias, a sustentabilidade e a habitabilidade nos empreendimentos.
Essas atividades incentivam ainda autonomia das famílias, gestão participativa e condominial, por meio dos cursos de capacitação, da geração de emprego e renda, bem como facilita o acesso às demais políticas e serviços públicos.