14 de October de 2024 em Educação

Dia do Professor: formação continuada de educadores faz parte da política de valorização profissional em Fortaleza

Do intercâmbio internacional ao mestrado, professoras das escolas municipais relatam vivências que enriquecem a prática docente


Dia do Professor
Conheça histórias de docentes que fazem a Educação de Fortaleza um destaque no Brasil (Fotos: Alcides Freire)

Na jornada do professor, a formação continuada tem se mostrado um caminho de valorização, novos repertórios e conquistas. É o que se pode observar em relatos de educadores da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, que vivenciam diferentes formatos de capacitações nos últimos anos. Neste Dia do Professor (15/10), conheça histórias de docentes das escolas municipais que fazem a Educação de Fortaleza um destaque no Brasil.

Quem ensina sabe bem o valor da educação. Após mais de 20 anos de formada em Pedagogia, Sheyla Mesquita não viu como obstáculo o tempo decorrido para voltar aos estudos. Professora na Escola Municipal Gabriel Cavalcante, no bairro Presidente Kennedy, ela lembra que esse sonho parecia distante até saber do Programa Observatório da Educação e ver a oportunidade de conseguir realizar a especialização. Após participar de seleção, Sheyla foi contemplada com uma vaga na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O Programa Observatório da Educação, lançado pela Secretaria Municipal da Educação (SME) em 2021, faz parte da política de valorização profissional de Fortaleza. A iniciativa oferece vagas para a realização de mestrado e doutorado, entre outras ações. Como um incentivo aos estudos de pós-graduação, o programa tem como público profissionais que compõem o quadro efetivo do grupo magistério nas funções de professor, supervisor, orientador educacional e técnicos em educação que atuam na SME.

O propósito do Observatório é desenvolver pesquisas científicas no âmbito da Rede de Ensino, procurando investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho dos alunos. Ou seja, Sheyla e outros 853 professores beneficiados pelo programa tiveram como objetivo de pesquisa a própria realidade em sala de aula.

Dia do Professor
Sheyla Mesquita integra o grupo de docentes beneficiados pelo Programa Observatório da Educação

Sheyla conta que a jornada acadêmica proporcionou novos conhecimentos e atualização profissional, além da aprovação de um artigo científico na Universidade de São Paulo (USP) e a oportunidade de conhecer sociólogos reconhecidos. “Trabalho na Rede de Ensino há 23 anos. Sei que essa política é inédita. Terminei o mestrado em abril deste ano e foi uma grande realização. Esta pós-graduação abre portas como ascensão funcional, já que temos plano de cargos e carreiras, e, de forma direta, impacta na melhoria da qualidade da educação”, avalia a educadora, que leciona na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Formação em Educação Inclusiva

Do time dos educadores da Educação Inclusiva que faz de Fortaleza referência em inclusão está Ana Alice Coutinho de Araújo. Ela atua como professora há oito anos no Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Escola Municipal Gustavo Barroso, no bairro São Gerardo. Ana reconhece que há desafios pela frente, mas acredita que as formações voltadas à inclusão são ferramentas essenciais para a qualificação dos professores e avanços na modalidade.

“Quando comecei a trabalhar no AEE, eu tinha 30 alunos com deficiências, hoje o número de estudantes que atendo quase triplicou. Sabemos que a Rede de Ensino cresceu muito em atendimento a este público. Para nós, professores, as formações são bem importantes. A mais recente está sendo oferecida pelo Projeto Vincular, focada na Educação Inclusiva. Está sendo uma formação muito rica em aprendizados”, pontua.

Ana Alice citou uma novidade da política de formação dos professores da Rede Municipal de Ensino: o Projeto Vincular - Centro de Referência no Atendimento Multiprofissional de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento. Realizado em parceria com o Instituto da Primeira Infância (Iprede), o projeto contempla três eixos de atuação: atendimento multiprofissional a estudantes com TEA e outros transtornos; formação de mais de 11 mil profissionais e assessoria técnica para a implantação de ambiências sensoriais em todas as unidades escolares.

Dia do Professor
Sheyla e o grupo de professores no intercâmbio em Portugal, durante formação na Universidade de Aveiro

Intercâmbio internacional

Os caminhos de formações de Sheyla Mesquita e Ana Alice de Araújo ganharam rumos internacionais. As duas educadoras participaram de intercâmbios pedagógicos para Portugal e Irlanda, respectivamente, por meio do Programa Professores sem Fronteiras.

Sheyla chegou há poucos dias da viagem e ainda estava emocionada com o que viveu. “Viajei no último mês de setembro, foi uma experiência fantástica. Vim do Sertão de Sobral, sempre acreditei na educação. Uma formação internacional é para poucos. Para um professor de educação básica, isso é mais raro”.

O Professores sem Fronteiras também compõe a política de valorização profissional de Fortaleza. A iniciativa visa proporcionar, aos professores efetivos da Rede de Ensino, vivências educacionais de destaque internacional, em países de referência no cenário mundial na área da educação. No total, o programa já beneficiou 150 docentes, divididos por grupos que viajaram para Irlanda, França, Portugal e Espanha.

Socialização de práticas docentes

Como parte das ações de valorização, a Educação de Fortaleza ainda criou uma linha editorial para socialização das práticas docentes. Desde 2017, o Projeto Professor Autor: Fazendo História... Trocando Figurinhas tem por objetivo reconhecer o desempenho docente comprometido com o sucesso dos educandos, incentivando a produção de relatos e troca de experiências.

Dia do Professor: formação continuada de educadores faz parte da política de valorização profissional em Fortaleza

Do intercâmbio internacional ao mestrado, professoras das escolas municipais relatam vivências que enriquecem a prática docente

Dia do Professor
Conheça histórias de docentes que fazem a Educação de Fortaleza um destaque no Brasil (Fotos: Alcides Freire)

Na jornada do professor, a formação continuada tem se mostrado um caminho de valorização, novos repertórios e conquistas. É o que se pode observar em relatos de educadores da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, que vivenciam diferentes formatos de capacitações nos últimos anos. Neste Dia do Professor (15/10), conheça histórias de docentes das escolas municipais que fazem a Educação de Fortaleza um destaque no Brasil.

Quem ensina sabe bem o valor da educação. Após mais de 20 anos de formada em Pedagogia, Sheyla Mesquita não viu como obstáculo o tempo decorrido para voltar aos estudos. Professora na Escola Municipal Gabriel Cavalcante, no bairro Presidente Kennedy, ela lembra que esse sonho parecia distante até saber do Programa Observatório da Educação e ver a oportunidade de conseguir realizar a especialização. Após participar de seleção, Sheyla foi contemplada com uma vaga na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O Programa Observatório da Educação, lançado pela Secretaria Municipal da Educação (SME) em 2021, faz parte da política de valorização profissional de Fortaleza. A iniciativa oferece vagas para a realização de mestrado e doutorado, entre outras ações. Como um incentivo aos estudos de pós-graduação, o programa tem como público profissionais que compõem o quadro efetivo do grupo magistério nas funções de professor, supervisor, orientador educacional e técnicos em educação que atuam na SME.

O propósito do Observatório é desenvolver pesquisas científicas no âmbito da Rede de Ensino, procurando investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho dos alunos. Ou seja, Sheyla e outros 853 professores beneficiados pelo programa tiveram como objetivo de pesquisa a própria realidade em sala de aula.

Dia do Professor
Sheyla Mesquita integra o grupo de docentes beneficiados pelo Programa Observatório da Educação

Sheyla conta que a jornada acadêmica proporcionou novos conhecimentos e atualização profissional, além da aprovação de um artigo científico na Universidade de São Paulo (USP) e a oportunidade de conhecer sociólogos reconhecidos. “Trabalho na Rede de Ensino há 23 anos. Sei que essa política é inédita. Terminei o mestrado em abril deste ano e foi uma grande realização. Esta pós-graduação abre portas como ascensão funcional, já que temos plano de cargos e carreiras, e, de forma direta, impacta na melhoria da qualidade da educação”, avalia a educadora, que leciona na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Formação em Educação Inclusiva

Do time dos educadores da Educação Inclusiva que faz de Fortaleza referência em inclusão está Ana Alice Coutinho de Araújo. Ela atua como professora há oito anos no Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Escola Municipal Gustavo Barroso, no bairro São Gerardo. Ana reconhece que há desafios pela frente, mas acredita que as formações voltadas à inclusão são ferramentas essenciais para a qualificação dos professores e avanços na modalidade.

“Quando comecei a trabalhar no AEE, eu tinha 30 alunos com deficiências, hoje o número de estudantes que atendo quase triplicou. Sabemos que a Rede de Ensino cresceu muito em atendimento a este público. Para nós, professores, as formações são bem importantes. A mais recente está sendo oferecida pelo Projeto Vincular, focada na Educação Inclusiva. Está sendo uma formação muito rica em aprendizados”, pontua.

Ana Alice citou uma novidade da política de formação dos professores da Rede Municipal de Ensino: o Projeto Vincular - Centro de Referência no Atendimento Multiprofissional de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento. Realizado em parceria com o Instituto da Primeira Infância (Iprede), o projeto contempla três eixos de atuação: atendimento multiprofissional a estudantes com TEA e outros transtornos; formação de mais de 11 mil profissionais e assessoria técnica para a implantação de ambiências sensoriais em todas as unidades escolares.

Dia do Professor
Sheyla e o grupo de professores no intercâmbio em Portugal, durante formação na Universidade de Aveiro

Intercâmbio internacional

Os caminhos de formações de Sheyla Mesquita e Ana Alice de Araújo ganharam rumos internacionais. As duas educadoras participaram de intercâmbios pedagógicos para Portugal e Irlanda, respectivamente, por meio do Programa Professores sem Fronteiras.

Sheyla chegou há poucos dias da viagem e ainda estava emocionada com o que viveu. “Viajei no último mês de setembro, foi uma experiência fantástica. Vim do Sertão de Sobral, sempre acreditei na educação. Uma formação internacional é para poucos. Para um professor de educação básica, isso é mais raro”.

O Professores sem Fronteiras também compõe a política de valorização profissional de Fortaleza. A iniciativa visa proporcionar, aos professores efetivos da Rede de Ensino, vivências educacionais de destaque internacional, em países de referência no cenário mundial na área da educação. No total, o programa já beneficiou 150 docentes, divididos por grupos que viajaram para Irlanda, França, Portugal e Espanha.

Socialização de práticas docentes

Como parte das ações de valorização, a Educação de Fortaleza ainda criou uma linha editorial para socialização das práticas docentes. Desde 2017, o Projeto Professor Autor: Fazendo História... Trocando Figurinhas tem por objetivo reconhecer o desempenho docente comprometido com o sucesso dos educandos, incentivando a produção de relatos e troca de experiências.