Nesta sexta-feira (12/11), famílias do residencial Maria Alves Carioca, na Granja Lisboa (Regional 5), participarão de uma oficina dialogada sobre Economia Doméstica. A atividade faz parte das ações do trabalho social desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) junto a beneficiários de ações da política habitacional.
A oficina apresentará em seu conteúdo programático noções acerca de economia doméstica no dia a dia, focando principalmente em iniciativas para economizar no uso da energia elétrica, água, nas compras de casa e como prorrogar a validade de alguns alimentos. Além disso, a atividade trará dicas sobre formas e alternativas de trabalho, emprego e renda.
Para a palestrante Fabíola Moreira, a ação se apresenta como uma oportunidade de as famílias compreenderem o momento de crise e se prepararem melhor para enfrentá-lo. “Em época de crise, em que as famílias estão cada vez mais endividadas e fora do mercado de trabalho, saber economizar e, principalmente gerar renda, mesmo que dentro de casa para comprar o básico para sua família, é muito importante”, disse a graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará.
Mais
As atividades do trabalho social no Maria Alves Carioca tiveram início em julho de 2021 e, em quatro meses de execução, doze atividades foram realizadas junto às famílias. A ações obedecem aos principais eixos do trabalho social como mobilização, organização e fortalecimento social, assessoria à gestão condominial, educação ambiental e patrimonial, além do eixo de desenvolvimento socioeconômico foco da ação desta sexta-feira.
O residencial Maria Alves Carioca, com 192 unidades habitacionais, foi entregue pelo prefeito José Sarto em agosto deste ano.