A Educação de Fortaleza comemora um importante passo na trajetória acadêmica de jovens matriculados na Rede Municipal. Neste ano, um total de 162 alunos conquistaram suas aprovações no processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os estudantes participaram do projeto #EuNoIFCE, iniciativa da Prefeitura que promove o suporte aos discentes do 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA IV).
Para incentivar aqueles que agora ingressam para os cursos de formação profissional técnica de nível médio, a Secretaria Municipal da Educação (SME) recebeu em sua sede um grupo aprovados na seleção. “Preparamos um café da manhã especial para parabenizar os estudantes. Eles representam todos os alunos aprovados, incluindo os professores que os incentivaram. É pelas mãos deles que o futuro desta cidade continuará. Desejamos que inspirem suas comunidades, repassando que a educação é o caminho para alcançar grandes patamares”, disse a secretária Dalila Saldanha, durante o encontro que aconteceu na última sexta (11/10).
“Todos aqui participaram do #EuNoIFCE, projeto que direciona os nossos estudantes ao longo de toda seleção. Então é uma alegria ver estes jovens alcançarem seus objetivos. Isso é fruto da dedicação de cada um, somada à parceria entre escola e família. Uma prova de que devemos cada vez mais investir em políticas públicas para a juventude da cidade“, completou o secretário adjunto, Jefferson Maia.
Samira Silva Ferreira, aluna da EM José Ramos Torres de Melo, localizada no Mucuripe, confirma que o direcionamento motivou seu interesse e foi fundamental para a aprovação no curso de Eletrotécnica. “Só tive mais conhecimento sobre o IFCE quando entrei na escola, porque têm essa questão de estimular os alunos. Vi que é uma grande oportunidade, algo que me proporciona muitas opções de trabalho e fiz toda a preparação. Vejo que esse resultado não é só meu, mas de todos que me apoiaram”.
Para além das aprovações, a Educação de Fortaleza celebra os pódios no processo seletivo. Juan Sousa foi um dos jovens que alcançou o 1º lugar no curso de sua escolha, ressaltando a importância desta conquista para o ensino municipal. “Acho que todos aqui sabem do impacto positivo que causamos. Eu sou da escola pública, passei em primeiro lugar em Edificações e agora posso ser um bom exemplo para outros alunos. É muito boa essa sensação”, disse o estudante da EM Frei Lauro Schwarte, no bairro Farias Brito.
Suporte e fortalecimento da aprendizagem
Para auxiliar os estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) IV na preparação para o processo seletivo, a SME promove o projeto #EuNoIFCE, em parceria com os Distritos de Educação e as unidades escolares. A iniciativa promove uma série de atividades pedagógicas com o compromisso de fortalecer a aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal. Esta é uma das ações que a SME realiza dentro do Programa Aprender Mais.
Além de acompanhar e direcionar os alunos em todas as fases do processo seletivo do IFCE, em diferentes etapas - da emissão dos documentos ao processo de efetivação da matrícula, as ações do Aprender Mais têm como foco, também, a melhor preparação dos alunos para o Ensino Médio - por meio do projeto #PartiuEnsinoMédio, e para avaliações externas, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).