As equipes da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) estão mais uma vez na região do Vicente Pinzón (Regional 2) para dar sequência nos trabalhos de melhorias habitacionais. As primeiras ações desta semana resultaram na confirmação de 20 novos cadastros e outras 30 melhorias estão em execução na área do Serviluz.
Os novos cadastros, que são feitos a partir da coleta de dados básicos dos moradores, identificam os futuros beneficiários pelos documentos de RG, CPF, comprovante de residência, assim como informações sobre a composição familiar e a renda, também são observadas as condições do banheiro que receberá a intervenção. “Nesta fase, a equipe do social da Habitafor coleta os dados, enquanto os técnicos da engenharia avaliam a estrutura do banheiro. É partir desta visita que conseguimos abrir novas frentes de obra”, detalha a engenheira da Habitafor, Mariana Sales.
As melhorias habitacionais são intervenções desenvolvidas junto a comunidades vulneráveis, que permitem condições saudáveis de habitabilidade em moradias precárias, levando dignidade para as famílias atendidas. O foco desse trabalho está na construção e/ou reparos de banheiros com a instalação de kits sanitários (chuveiro, lavatório, vaso, revestimento e piso cerâmico), barras de apoio e em alguns casos até caixa d’água, além do acesso à rede de saneamento básico.
Segundo dados da Coordenadoria de Programas Habitacionais da Habitafor (Cophab), cerca de 300 famílias já foram beneficiadas na comunidade Serviluz.