Uma equipe da Coordenadoria de Programas Sociais (Cops) da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) acompanhou, nesta terça-feira (31/01), uma visita técnica ao bairro Moura Brasil (Regional 12). Além de técnicos da Secretaria, a visita contou com a presença de representantes da Caixa e da comunidade.
A ação teve como principal objetivo juntar informações para encaminhar as futuras ações do trabalho social previstas para o local. “Nessa manhã de atividade, foram observados aspectos estruturais da comunidade, assim como visitamos algumas residências. Os dados coletados farão parte de um dossiê que será encaminhado para avaliação da Caixa Econômica Federal”, explicou a técnica do setor, Bárbara Silva.
O trabalho social é uma ferramenta transversal da política habitacional de interesse social que se baseia nos eixos de Gestão e Mobilização Social, Educação Ambiental e Patrimonial e também de Desenvolvimento Socioeconômico. Atualmente, essas ações se concentram no residencial Alameda das Palmeiras (Ancuri), onde mais de 30 turmas foram trabalhadas, gerando mais 4.400 horas/aulas. Essas atividades vêm proporcionando vários serviços e oportunidades para os moradores, principalmente no campo do empreendedorismo, trabalho e renda.
Mais
É importante destacar que o Moura Brasil também recebe ações de urbanização e requalificação estrutural. Até o final do ano passado, 70% das obras de pavimentação haviam sido concluídas, assim como a reconstrução da Praça João Pernambuco segue avançando. Também no local, as intervenções de melhorias habitacionais já beneficiaram 126 famílias, principalmente com a construção e/ou reparos de banheiros que incluem a instalação de kits sanitários (chuveiro, lavatório, vaso, revestimento e piso cerâmico), barras de apoio e, em alguns casos, também são instaladas caixas d’água, além da pintura e recuperação de algumas fachadas.