Fortaleza ocupa o primeiro lugar no Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes 2021, elaborado pela consultoria Teleco e divulgado nesta quinta-feira (25/11) pela Conexis Brasil Digital e pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel). O resultado mediu o desempenho das capitais com mais de um milhão de habitantes. Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo compõem a lista das cinco primeiras posições. Já em relação às 100 maiores cidades do país, a capital cearense ficou em terceiro lugar, atrás de Uberlândia e Campo Grande.
Na edição de 2020, Fortaleza ficou em 2º entre as capitais com mais de um milhão de habitantes, atrás de Recife, e em 4º no ranking geral, atrás de Santo André, Recife e Uberlândia.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, celebrou o reconhecimento e garantiu que a Prefeitura seguirá buscando soluções para as questões da cidade por meio da inovação. “É um grande orgulho ver Fortaleza alcançando notoriedade por serviços que beneficiam os cidadãos e aprimoram a gestão com o uso de tecnologia. São esforços que nos fazem avançar em várias áreas como mobilidade, limpeza urbana, finanças. Uma cidade cada vez mais moderna, com administração pública eficiente e serviços disponíveis e acessíveis para os fortalezenses, é o que nós queremos”, enfatiza o prefeito.
"Esse ranking de Serviços de Cidades Inteligentes só mostra que estamos no caminho certo e materializa o quão avançada Fortaleza está em áreas como mobilidade, governo digital e finanças, dentre outros. Certamente é um estímulo para a cidade, mas também nos impõe a responsabilidade de avançar cada vez mais", afirma o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia.
O Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes avalia, entre os 100 maiores municípios brasileiros em população, os que estão ofertando serviços inteligentes ao cidadão e à gestão municipal, utilizando os meios digitais.
Os indicadores de serviços inteligentes utilizados pelos cidadãos são: Mobilidade urbana, que considera informações como estacionamento Zona Azul, aluguel de bicicletas compartilhadas e bilhete eletrônico para transporte público; E-Gov, que avalia a emissão de licenças, tributos e certidões, por exemplo; serviços de educação e saúde, como o agendamento de consultas e a realização de matrícula on-line; e Meio Ambiente, como coleta de lixo e alertas da Defesa Civil. Entre os indicadores de serviços da gestão municipal estão: semáforos inteligentes, vigilância por câmeras, iluminação e limpeza pública.
Cidades inteligentes
Em setembro deste ano, o Ranking Connected Smart Cities divulgou que Fortaleza é a segunda cidade do Nordeste com os melhores indicadores de cidades inteligentes e a 22ª do Brasil. Desenvolvido pela consultoria Urban Systems em parceria com a Necta, o ranking analisou 677 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes.