A Prefeitura de Fortaleza celebrou, nesta terça-feira (30/01), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), o encerramento dos cursos nas áreas de corte e escova de cabelo feminino e de grafitagem realizados em parceria com a Federação do Movimento Comunitário do Pirambu (Femocopi), no grande Pirambu. Os dois cursos tiveram 40 horas/aulas com atividades práticas e teóricas que contaram com a participação de 40 alunos.
Além dos certificados, os participantes do curso de corte e escova receberam kits básicos de beleza (pinça, tesourinha, hena, loção de limpeza, palito descartável e algodão) como forma de incentivar o empreendedorismo. "O curso de corte e escova prepara pessoas para o mercado de trabalho, dando a possibilidade para essas pessoas abrirem seu próprio salão e muitas vezes custearem o sustento da sua família”, relata o professor Silvanio Lavor.
Para vendedora Nicole Feitosa, esse curso amplia conhecimentos e traz oportunidades de dias melhores. “Foi incrível, eu nem esperava tanto desse curso, estava com depressão e aqui para mim foi um reduto de apoio e companheirismo, além de aprender sobre cuidar dos cabelos de forma profissional”, relatou.
Já o curso de grafitagem apresentou para os alunos não apenas as técnicas artísticas, mas também representou cuidar das pessoas que buscam oportunidades de crescimento na vida. “Aqui tem um celeiro de talentos, e, se a gente não levá-los para espaços onde possam expressar os seus dons, poderemos estar perdendo esses jovens. Eu particularmente me encontrei no hip hop e no grafite. A arte me tirou da depressão”, disse emocionado Erivaldo Souza (Kbco Doido).
A artista cultural Angeline Santos classificou a formação como oportunidade única. “O grafite por muito tempo foi desvalorizado, hoje em dia estamos vendo ganhar um espaço grande na cultura cearense e é uma forma de expressar nossa arte, nosso sentimento. O grafite é um mundo de possibilidades”, argumentou.