A narrativa de histórias proporciona uma viagem no imaginário. Na Educação Infantil, essa experiência tem seu valor por contribuir para o desenvolvimento do vocabulário e de funções cognitivas importantes da criança. Como parte da Semana da Educação Infantil da Rede Municipal, que ocorre entre os dias 23 e 27 de agosto, a Secretaria Municipal da Educação (SME) divulga, ao longo dos próximos dias, vivências diversas realizadas com os pequenos em unidades escolares dos seis Distritos de Educação. Nesta segunda-feira (23/08), a experiência é de contação de histórias do Centro de Educação Infantil (CEI) Almerinda de Albuquerque, no Lagamar.
A professora Lidya da Penha dos Santos percebeu muito cedo o fascínio que a “hora da história” exerce sobre as crianças. Ela conta que esse momento é planejado cuidadosamente, desde a escolha do material de apoio que será utilizado. Esses materiais são os mais variados, como fantoches, instrumentos musicais, gravuras, bichinhos de pelúcia.Tudo para proporcionar uma narrativa lúdica e despertar a imaginação das crianças. “O CEI procura garantir às crianças um lugar onde os sonhos possam ser vividos”, enfatiza a educadora, que conta histórias há cinco anos na unidade escolar.
Lidya diz que o ensino remoto colocou a unidade frente ao desafio de manter esse tempo na rotina dos pequenos. A produção e envio às famílias de vídeos com diferentes narrativas foi a solução encontrada. “Nosso objetivo é promover a interação das crianças com a literatura infantil, envolvendo a família nesse processo. Era necessário incentivar os pais a acompanharem os vídeos de contação junto com a criança, além de compartilharem outras histórias com seus filhos, considerando a dimensão afetiva dessa vivência”, explica.
Antônio Ângelo Gadelha Santos, de quatro anos de idade, é um dos alunos da “tia Lidya” que se encanta com as histórias contadas. A mãe Vanessa Xavier Gadelha diz que, durante a realização de vivências e intereações remotas, tem mantido a parceria com a unidade e ajudado nessa atividade. “Recebo os vídeos com as histórias e assisto com o Ângelo. Ele gosta tanto que pede para assistir umas três vezes seguidas. Percebo como essa atividade ajuda no desenvolvimento dele. É um momento sempre muito divertido e de interação até mesmo entre eu e ele”, comenta a mãe, que passou também a contar outras histórias para o filho.
Histórias que ensinam
A obra selecionada para o início do trabalho foi “Já Sou Grande! Olha o Que Sei Fazer”, de Maria Carluccio. Lidya conta que esse livro encantou a turma. Na história, os personagens mostram conquistas como tomar banho sem ajuda, vestir a roupa sozinhas, comer com garfo, organizar brinquedos, abraçar a mamãe, falar “boa noite!”, dentre outras coisas.
Considerando que esses aprendizados fortalecem a autoestima das crianças, foram propostas algumas vivências inspiradas no texto. Isso motivou os alunos a desenvolverem autonomia nas ações de higiene, saúde e bem-estar; a interagir com manifestações de literatura e música e a expressar sentimentos. Aprendizados que vêm de boas histórias.