
"Cada quiosque recebe 360 livros infantojuvenis com títulos variados. Os livros de contação de histórias vão abordar temas como solidariedade, cidadania, autoestima, vínculos familiares, sonhos e criatividade. Também contamos com educadores que auxiliam as crianças na escolha dos livros e em atividades como pintura, contação de histórias e brincadeiras", destaca Iraguassú Filho, presidente da Funci. Ele explica que o Leitura na Praça estava suspenso em razão da pandemia da Covid-19 e reabriu em agosto deste ano.
Conforme Márcia Dias, vice-presidente da Funci, o projeto Pé de Infância é uma iniciativa da Rede Urban95. "Essas intervenções transformam os caminhos, propõem brincadeiras e diminuem a hostilidade no entorno das áreas mais vulneráveis. Queremos incentivar a música, as brincadeiras e a imaginação dos pequenos todos os dias, em casa e ao ar livre". O Pé de Infância foi desenhado a partir de dados científicos para propor estratégias específicas para o público de 0 a 6 anos.
Desde a reabertura, receberam o Leitura na Praça e o Pé de Infância a Praça da Conquista (Vicente Pinzon), a Praça Estudante Jucá (Serrinha), o Microparque Seu Zequinha (Barra do Ceará) e a Praça da Lagoa da Zeza (Tancredo Neves). "Mais praças devem receber as intervenções ao longo de 2022. Nosso objetivo é que pelo menos uma praça em cada Regional tenha um quiosque e as ações do Pé de Infância", completa Iraguassú.
Rede Urban95
Fortaleza foi o primeiro município do Brasil a concretizar um Plano Municipal pela Primeira Infância (lei 10.221/2014). A Capital é um dos municípios que integra a Rede Urban 95 e assinou o Termo de Cooperação Técnica com a fundação holandesa Bernard Van Leer, com o objetivo de executar ações voltadas para a Primeira Infância, orientadas e apoiadas pelas instituições parceiras. O projeto apoia os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.