A Prefeitura Municipal de Fortaleza apoia, por meio da Fundação da Criança e Família Cidadã (Funci), o projeto Criança Cidadã, uma realização da Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece) que visa ao desenvolvimento de crianças na primeira infância e suas famílias com ações de inclusão e integração social por meio do esporte. A iniciativa faz parte do pacote de ações do “Missão Infância”, lançado em agosto pela Prefeitura, e conta com a articulação do Gabinete da Primeira-dama Carol Bezerra.
Com vigência de 12 meses, o projeto terá início em janeiro de 2020 e beneficiará inicialmente 1.680 crianças distribuídas em todas as Regionais da Cidade, com faixa etária de 2 a 6 anos, de ambos os sexos, incluindo crianças com deficiência. Nesta terça-feira (17/12), aconteceu a primeira capacitação para os profissionais que atuarão diretamente no projeto e compõem as organizações da Fetriece (psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas). O momento contou com a palestra sobre Desenvolvimento da Primeira Infância e Desenvolvimento Humano, ministrada pelo médico e professor, Dr. Álvaro Madeiro e a próxima capacitação ocorre na sexta-feira (20/12) nos turnos manhã e tarde no auditório da Casa da Infância e da Adolescência.
“A Funci reconhece e apoia a notoriedade de projetos que atuam diretamente na vida de crianças, interferindo no contexto social e alcançando valores que denotem a oportunidade de uma vida saudável e digna”, conclui a presidente da Funci, Gloria Marinho.
Por meio de atividades esportivas variadas que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo, físico e social, o projeto pretende proporcionar dignidade e cidadania para crianças de comunidade carentes na fase essencial de seu desenvolvimento onde são obtidas as primeiras experiências e a interação com a sociedade, contribuindo para a sua formação social, psicológica e psicomotora.
Para Dyonnara Farias, coordenadora do projeto Criança Cidadã, essa é uma ação que favorece não só a criança, mas a sua família e contribui para a qualidade de vida da comunidade. “Sabemos a importância do investimento em políticas públicas, principalmente na área do esporte, que é um dos maiores influenciadores do desenvolvimento humano. Cada pessoa envolvida irá dá sua contribuição como profissional e cidadão, será uma semente que vamos plantar para que ela cresça e tenha bons frutos”, ressalta.