A Prefeitura de Fortaleza tem avançado com o cadastramento de famílias que serão beneficiadas com melhorias habitacionais na região do grande Vicente Pinzón (Regional 2). As ações são executadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) e estão focadas na comunidade do Serviluz. Nessa etapa, as equipes técnicas cadastram os moradores e também identificam as necessidades de cada residência.
As melhorias habitacionais são parte da política habitacional de interesse social desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza que têm como objetivo levar melhores condições de habitabilidade com a construção ou reformas dos banheiros, instalando kits sanitários (chuveiro, lavatório, vaso, revestimento e piso cerâmico), barras de apoio quando necessário caixa d’água.
A iniciativa também visa levar mais segurança, salubridade e acessibilidade. “Esta é a melhor coisa que já vi da Prefeitura, porque eu não tinha condições de ajeitar o meu banheiro. O que eu gostaria de fazer a Prefeitura fez por mim. Isso é maravilhoso. Estão de parabéns”, disse a dona de casa, Mônica da Silva Pinto, que já contemplada com o programa.
Nesta semana, os trabalhos seguem com a abordagem dos técnicos que coletam informações sociais dos moradores e observam a estrutura do imóvel, principalmente do banheiro. “Desde que a equipe da Prefeitura chegou aqui eu sonho em ver o meu banheiro reformado, principalmente quando vi o da minha vizinha. Espero que as obras comecem logo para a minha alegria ser completa”, relata com expectativa a moradora Rita Marques.
A meta é atender 1.181 famílias na poligonal (área) do Serviluz. “Estamos dando continuidade aos serviços de cadastro do social, vistoria técnica da engenharia, encaminhamento das demandas para que a empresa produza projetos e orçamentos que culminarão nas Melhorias. Já executamos 450 e continuamos para finalizar outras 731 do contrato’, explica a engenheira da Habitafor, Mariana Sales.