19 de February de 2025 em Controladoria e Ouvidoria

Prefeitura de Fortaleza destaca o papel da Ouvidoria como instrumento de gestão e participação social para gerentes da Cagece

Integração entre ouvidoria e gestão fortalece o papel social e propõe melhoria de resultados institucionais


palestra
Durante a palestra foram abordados os benefícios de consolidar a ouvidoria como instrumento de gestão e de participação social 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), promoveu uma discussão sobre a função estratégica da ouvidoria para gerentes e coordenadores da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A iniciativa, realizada nesta quarta-feira (19/02) durante o Programa de Avaliação Mensal dos Resultados da Cagece, contou com uma palestra do articulador de ouvidoria, Jean Lopes.

Durante a palestra foram abordados os benefícios de consolidar a ouvidoria como instrumento de gestão e de participação social, enfatizando sua relevância tanto para os gestores quanto para a população. Este alinhamento estratégico, propõe uma ouvidoria ativa e que possa contribuir de forma efetiva com os resultados institucionais, otimizando a sua articulação interna e externa. A apresentação foi direcionada aos gerentes e coordenadores das seis gerências vinculadas à Superintendência Executiva da Presidência, juntamente com a equipe de ouvidoria

Jean Lopes enfatizou que “ao capacitar esses profissionais para compreenderem a importância da ouvidoria na gestão pública, reforçamos o papel crucial que ela desempenha como mecanismo de articulação e melhoria contínua das políticas públicas. Espera-se que, ao término, os gestores estejam mais conscientes e alinhados com os objetivos e diretrizes da ouvidoria, e assim capacitados a implementar práticas que contribuam para a excelência na gestão e uma maior satisfação da população”, salientou Lopes.

Para acessar a Ouvidoria e apresentar a sua manifestação, o cidadão dispõe dos seguintes canais:

- Fortaleza Digital, com um login único, semelhante ao GovBr, os usuários podem acessar diversos serviços, eliminando a necessidade de memorizar múltiplas senhas.
- ⁠Sistema de Ouvidoria Municipal (Siscom)

Além disso, os cidadãos têm à disposição outras formas de contato com a Ouvidoria, como a Central 156, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e WhatsApp (85) 9 8814.4478). O atendimento presencial também é oferecido na sede da Ouvidoria Geral, além das ouvidorias setoriais presentes em todas as secretarias e órgãos municipais, garantindo acesso e inclusão para todos os cidadãos.

Prefeitura de Fortaleza destaca o papel da Ouvidoria como instrumento de gestão e participação social para gerentes da Cagece

Integração entre ouvidoria e gestão fortalece o papel social e propõe melhoria de resultados institucionais

palestra
Durante a palestra foram abordados os benefícios de consolidar a ouvidoria como instrumento de gestão e de participação social 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), promoveu uma discussão sobre a função estratégica da ouvidoria para gerentes e coordenadores da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A iniciativa, realizada nesta quarta-feira (19/02) durante o Programa de Avaliação Mensal dos Resultados da Cagece, contou com uma palestra do articulador de ouvidoria, Jean Lopes.

Durante a palestra foram abordados os benefícios de consolidar a ouvidoria como instrumento de gestão e de participação social, enfatizando sua relevância tanto para os gestores quanto para a população. Este alinhamento estratégico, propõe uma ouvidoria ativa e que possa contribuir de forma efetiva com os resultados institucionais, otimizando a sua articulação interna e externa. A apresentação foi direcionada aos gerentes e coordenadores das seis gerências vinculadas à Superintendência Executiva da Presidência, juntamente com a equipe de ouvidoria

Jean Lopes enfatizou que “ao capacitar esses profissionais para compreenderem a importância da ouvidoria na gestão pública, reforçamos o papel crucial que ela desempenha como mecanismo de articulação e melhoria contínua das políticas públicas. Espera-se que, ao término, os gestores estejam mais conscientes e alinhados com os objetivos e diretrizes da ouvidoria, e assim capacitados a implementar práticas que contribuam para a excelência na gestão e uma maior satisfação da população”, salientou Lopes.

Para acessar a Ouvidoria e apresentar a sua manifestação, o cidadão dispõe dos seguintes canais:

- Fortaleza Digital, com um login único, semelhante ao GovBr, os usuários podem acessar diversos serviços, eliminando a necessidade de memorizar múltiplas senhas.
- ⁠Sistema de Ouvidoria Municipal (Siscom)

Além disso, os cidadãos têm à disposição outras formas de contato com a Ouvidoria, como a Central 156, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e WhatsApp (85) 9 8814.4478). O atendimento presencial também é oferecido na sede da Ouvidoria Geral, além das ouvidorias setoriais presentes em todas as secretarias e órgãos municipais, garantindo acesso e inclusão para todos os cidadãos.