Proporcionar condições mínimas de habitabilidade por meio da construção e reparos de banheiros e outras estruturas básicas do lar, além de promover o acesso e ampliar a rede de saneamento básico em áreas de risco, carentes ou ocupações consolidadas em Fortaleza. São estes os principais objetivos do Programa de Melhorias Habitacionais, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), que vem beneficiando 1.376 famílias do Conjunto São Cristóvão/Campo Estrela, em Messejana (Regional VI).
O contrato foi iniciado em fevereiro deste ano e é válido até outubro de 2017, no valor de R$ 3.284.021,20, tendo flexibilidade para aditivo acrescentando mais 15 meses para finalização do processo.
O projeto realizado no São Cristóvão/Campo Estrela contempla, especificamente, a instalação de kits sanitários e ligação intradomiciliar de esgoto. As famílias beneficiadas estão inseridas no perfil atendido pela Habitafor e são acompanhadas pela Secretaria por meio de trabalho social. Para ter acesso ao Programa de Melhorias Habitacionais, é necessário possuir residência própria e ter renda familiar abaixo de três salários mínimos.
Moradora há mais de 10 anos do Conjunto São Cristóvão, a aposentada Maria José de Sousa, 67 anos, comemora o kit sanitário e a reforma realizada no banheiro de sua residência. “Eu fiquei muito feliz com a reforma. Antes, eu tinha só um vasinho e um chuveiro ruim, mas vieram e ajeitaram o piso, rebocaram e deixaram tudo bonito”, comemora.
O trabalho da Prefeitura de Fortaleza também foi aprovado pela dona de casa Jéssica Ferreira, de 24 anos, que mora há pouco mais de três anos no bairro. “Recebi a reforma do banheiro completa e era o que precisava pra melhorar a qualidade de vida”.
Urbanização
No último mês de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Habitafor, retomou as obras de urbanização e infraestrutura do Sítio São Cristóvão/Campo Estrela, com previsão de conclusão para setembro deste ano. No total, estão sendo investidos R$ 11.964.701,05.
A intervenção inclui a drenagem e saneamento básico de toda a poligonal; a dragagem da Lagoa das Pedras; e pavimentação das vias, bem como a requalificação do canal.
Ainda como parte da urbanização, a localidade vai contar com a construção de um calçadão no entorno da Lagoa das Pedras. Já a praça da Rua Jair Rodrigues ganhará parquinho infantil, academia para a terceira idade e duas quadras poliesportivas. O local também contará com um campo de futebol gramado com arquibancadas.