A Prefeitura de Fortaleza encerra 2ª Oficina de Revisão e Atualização do Plano de Gestão Integrada da Orla do Município de Fortaleza (PGI), nesta sexta-feira (09/03), às 8h30, no Centro Cultural Belchior. Na ocasião, será apresentada a consolidação dos cenários identificados durante as visitas em campo.
Fortaleza foi a primeira cidade do Ceará a iniciar o processo de revisão do Projeto Orla de 2006. Os trabalhos, coordenados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), contaram com a participação efetiva da sociedade civil, lideranças locais, entidades de classe, universidades e órgãos municipais.
O objetivo do evento é traçar estratégias e debater a fundamentação do Projeto Orla e da gestão Costeira e Patrimonial. As atividades desenvolvidas pelo Projeto integram a revisão do Plano Diretor de Fortaleza.
A Oficina segue a metodologia e estratégias do que orienta o Manual de Gestão do Projeto Orla, numa ação conjunta desenvolvida pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios.
O Projeto de Integração da Orla Marítima é uma ação promovida pelo Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) que tem por princípio básico empregar as diretrizes que preveem o disciplinamento de uso e ocupação da orla marítima.
Fortaleza está entre os 17 municípios pertencentes ao litoral cearense que aderiram ao Projeto Orla, com o seu plano já homologado pela Comissão Técnica Estadual. Isto permite a captação de recursos junto aos Ministérios da Integração Nacional e Meio Ambiente.
Serviço
Encerramento da 2ª Oficina de revisão e atualização do Projeto Orla
Data: 09/03 (Sexta-feira)
Horário: 08h30
Local: Centro Cultural Belchior – Rua dos Pacajús, 123, Praia de Iracema