A Prefeitura de Fortaleza possibilitou, até agora, que a população realizasse o descarte correto de mais de 270 mil toneladas de recicláveis em 86 Ecopontos implantados em todas as Regionais. Iniciado em dezembro de 2015, este modelo de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos completa cinco anos de atividades neste mês, já tendo distribuído, até agora, mais de mais de R$ 5,6 milhões pela troca de recicláveis, entulhos e volumosos, a partir dos programas Recicla Fortaleza e E-Carroceiro, incentivando cada vez mais as comunidades a participarem da limpeza urbana na cidade.
Concebidos a partir de uma parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (AcFor) e a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), com o apoio da Ecofor Ambiental, os Ecopontos são locais adequados para o recebimento de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.
Os Ecopontos oferecem à população o acesso ao benefício do Programa Recicla Fortaleza, que gera desconto na conta de energia pela troca de resíduos recicláveis. Além disso, estes equipamentos também disponibilizam o programa E-Carroceiro, que beneficia a população pelo descarte correto de entulhos, restos de poda e móveis velhos, gerando crédito para ser utilizado nos estabelecimentos comerciais cadastrados de cada região.
Ao todo, ao longo destes cinco anos, os Ecopontos já implantados na cidade coletaram mais de 276 mil toneladas de materiais. Como resultado, para além da limpeza na cidade, os programas Recicla Fortaleza (iniciado em abril de 2016) e E-Carroceiro (iniciado em agosto de 2017) geraram um benefício total de mais de R$ 5,6 milhões, distribuídos para mais de 30.000 usuários e 1.600 carroceiros cadastrados no sistema.
Desse total, em 2020, de janeiro até agora, já foram recebidas cerca de 136.390 toneladas de materiais e foram entregues 19 Ecopontos em Fortaleza, atendendo os bairros Floresta, Presidente Kennedy, Vila Velha, Barra do Ceará, São Gerardo, Autran Nunes, Rodolfo Teófilo, Bela Vista, Itaoca, Fátima, Itaperi, José Walter, Barroso (Conjunto João Paulo II), Jangurussu (Conjunto Santa Filomena), Messejana, Cidade dos Funcionários, Sapiranga e Jardim das Oliveiras (Lagoa da Zeza), além das áreas no entorno.
Levando em consideração os recicláveis, atualmente, os Ecopontos que mais recebem esse tipo de resíduo são Sapiranga, Fátima, Varjota, Messejana, Leste Oeste e Barra do Ceará. Já em relação a entulhos e volumosos, os Ecopontos da Leste-Oeste, Cristo Redentor e Barra do Ceará são os que mais recebem esses resíduos.
Todos os Ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, sempre de 8h às 12h e de 14h às 17h. Para atender à população nos Ecopontos, funcionários da Ecofor Ambiental, concessionária da Prefeitura de Fortaleza, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos, transmitem orientações, recebem o material e atestam a quantidade de resíduos depositados em cada contêiner.
Para ter acesso aos benefícios, é simples. Basta que o fortalezense procure um dos Ecopontos mais próximos para fazer o cadastro. Daí, é separar os resíduos recicláveis, entulhos e volumosos e levá-los até o Ecoponto para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. Nos Ecopontos, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos, pois o crédito será calculado de acordo com o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.
Confira a lista de Ecopontos aqui.