A Prefeitura de Fortaleza e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) realizam, na próxima quarta-feira (15/06), às 14 horas, um webinar para apresentação de experiências relacionadas ao Tempo Integral na América Latina. A política adotada por Fortaleza será um dos pontos abordados, assim como os resultados da avaliação de impacto dessas unidades de ensino na trajetória educacional e aprendizagem dos alunos, realizada pelo organismo internacional. Com o tema "Escolas de Tempo Integral: aprendizagens e desafios futuros", o evento contará com a participação do vice-prefeito Elcio Batista, da secretária da Educação, Dalila Saldanha, e representantes do Chile e Peru, que apresentarão as experiências de seus países.
O webinar discutirá ainda as lições aprendidas e estratégias planejadas para o futuro para capacitar as escolas de tempo integral como alternativas para melhorar a qualidade da educação e responder às necessidades pós-pandemia.
O evento virtual é aberto à participação de todos os profissionais da Rede Municipal, incluindo diretores, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos, além de pesquisadores interessados na temática. Para participar do webinar é preciso efetuar inscrição no site do evento.
Programação
A programação do evento conta com apresentações e a realização de painel. A experiência da capital cearense será apresentada pela secretária Dalila Saldanha, que abordará a iniciativa da Escolas de Tempo Integral em Fortaleza; e por Agustina Hatrick, da Direção de Contribuições para o Desenvolvimento e Medição de Impacto da CAF, que trará os resultados da avaliação das Escolas de Tempo Integral.
A Prefeitura de Fortaleza também estará presente no painel “Lições aprendidas sobre a jornada estendida como ferramenta para melhorar a qualidade educacional”, representada pela secretária Dalila Saldanha. Moderado por Cecilia Llambí, da Gerência do Desenvolvimento Social e Humano da CAF, o painel também terá a presença de Catalina Opazo, secretária executiva - Política Integral de Reativação Educacional do Ministério da Educação do Chile; e representante do Ministério da Educação do Peru.
Escolas de Tempo Integral
Atualmente, a Rede Municipal de Fortaleza conta com 31 Escolas de Tempo Integral - duas dessas unidades devem ser inauguradas em breve e já estão, inclusive, com alunos matriculados. Com isso, o município contabiliza 12.324 alunos matriculados em escolas da modalidade. Somente este ano, foram inauguradas duas novas unidades, localizadas nos bairros Vila Velha e Autran Nunes. Ao todo, oito ETIs estão em construção e outras em planejamento. Reafirmando o compromisso de expandir a educação em tempo integral, até o final da gestão do Prefeito Sarto, Fortaleza contará com 50 ETIs.
Nas escolas de tempo integral, os estudantes vivenciam rotinas e práticas para uma formação interdisciplinar, com o apoio de equipes pedagógicas de formação especializada. Na rotina, os alunos contam com três refeições diárias e disciplinas que pautam temas como protagonismo e projeto de vida, disciplinas eletivas escolhidas por professores e alunos, e atividades laboratoriais de Informática, Biologia, Química, Física e Matemática.
Cada unidade, que atende cerca de 420 alunos, 7h30 às 16h, dispõe de salas de aulas temáticas, laboratórios, biblioteca, cozinha, refeitório, auditório, salas administrativas, pátio com projeto paisagístico, ginásio, com quadra poliesportiva coberta, arquibancadas e vestiários.
Serviço:
Webinar Escolas de tempo integral: aprendizagens e desafios futuros
Data: 15/06 (quarta-feira)
Horário: 14 horas
Inscrição on-line