Nesta quarta-feira (21/09), em que celebra-se o Dia da Árvore, a Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), a 1ª edição do Selo Escola Amiga do Meio Ambiente. O lançamento ocorreu durante a inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Pedro Ferreira Mesquita, no Jangurussu.
A iniciativa busca fomentar a participação dos educandos, professores e comunidade escolar nas ações de sensibilização e mobilização para os problemas ambientais no município de Fortaleza. A ideia é transformar hábitos e construir uma sociedade apta ao desenvolvimento sustentável, a começar pelo chão das escolas.
“A educação ambiental já é uma realidade no nosso currículo. É uma temática que a gente desenvolve nas unidades escolares e a fazemos de forma integrada com a Seuma e outros órgãos municipais. Esse ano, também temos como tema do nosso calendário letivo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, destaca a secretária da Educação, Dalila Saldanha.
A participação no selo é gratuita e está disponível para a participação de todas as escolas da Rede Municipal e as demais instituições da rede particular. Para participar, as unidades escolares devem elaborar e desenvolver um plano de ação em prol da mobilização escolar e da comunidade do entorno pela preservação e conservação do meio ambiente. As unidades da Rede já estão inscritas. Já as demais instituições devem se inscrever e encaminhar a documentação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 5 de outubro. A descrição dos documentos necessários consta no edital.
As unidades escolares participantes do Selo Escola Amiga do Meio Ambiente deverão desenvolver as seguintes ações: 1 - criação da Equipe Ama (amigos do meio ambiente); 2 - implementação de ponto de coleta seletiva (verde, vermelho, amarelo, azul e marrom) de resíduos sólidos no ambiente escolar; 3 - plantio de árvores no espaço e/ou entorno da escola e 4 - fortalecimento de temas da Educação Ambiental nos planos de aula dos professores, palestras educativas e apresentações culturais para a comunidade. As informações completas constam no regulamento do selo.
Avaliação
Conforme o edital, as unidades escolares ou instituições educacionais serão avaliadas pelas ações realizadas pela Equipe Ama e registradas em portfólio. Cada instituição participante deverá enviar para o seu respectivo Distrito de Educação, o portfólio comprovando todas as ações desenvolvidas conforme o plano de ação apresentado a fim de que possa finalizar o processo avaliativo.
Confira:
Cronograma do selo
- 21/09: divulgação do edital
- 21/09 a 05/10: envio de documentação para o drive informado
- 06/10 a 28/10: cumprimento do plano de ação
- 31/10 a 10/11: entrega dos portfólios nos Distritos de Educação
- 14 a 30/11: avaliação dos portfólios pelos Distritos
- 01 e 02/12: envio da relação das escolas aptas a receber o selo à SME
- Mês de dezembro: certificação das escolas
Edital