A Prefeitura de Fortaleza beneficiou 303 famílias com o programa de melhorias habitacionais, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor). Nos últimos noves meses, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus, o Município manteve uma média de 33 intervenções mensais distribuídas entre os bairros Pirambu (Regional 1), Serviluz (2) e Moura Brasil (12).
As melhorias habitacionais são intervenções executadas pela Prefeitura em áreas predefinidas, que visam ao melhoramento estrutural de moradias precárias, com foco principal no banheiro. Na oportunidade, são instalados kits sanitários compostos de chuveiro, lavatório e vaso, além do assentamento de piso, revestimento cerâmico e, em alguns casos, adaptações para necessidades especiais.
“Esse trabalho requer o acesso a casa e, em tempos de pandemia, essa tarefa ficou bem limitada. Mesmo assim, as nossas equipes foram a campo, identificaram as necessidades e executaram as melhorias que permitem a essas famílias o acesso ao saneamento e, em muitos casos, a dignidade de ter um banheiro”, ressalta o secretário titular da Habitafor, Adail Fontenele.
As ações foram contabilizadas pela Coordenadoria de Programas Habitacionais (Cophab), até setembro deste ano, e a expectativa é que outras 230 famílias sejam beneficiadas até o final de 2021, como a da moradora do Pirambu, Gorete Rodrigues, que ficou muito feliz com o novo banheiro. “Fiquei muito satisfeita, pois estou desempregada, vivo somente com o programa social e, com dois filhos pequenos, não teria como fazer o meu banheiro”, disse a dona de casa.