A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, recebe palestra com a presença de consagrados atletas profissionais do bodyboarding, na próxima quarta-feira (14/11). O evento, que integra a programação da IV Etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding, ocorre a partir das 15h, no teatro do Cuca Barra.
Na ocasião será debatido a importância do bodyboarding como ferramenta de inclusão social, o papel das escolinhas para a formação das novas gerações e a trajetória dos atletas.
O encontro é uma realização da Federação de Bodyboarding do Estado do Ceará (FBCE), junto ao Projeto Juventude na Onda.
Roberto Bruno (CE), Uri Valadão (BA) e Neymara Carvalho (ES), são atletas da elite nacional do esporte que já confirmaram presença no evento. Além dos atletas, também estarão presentes o presidente da Confederação Brasileira de Bodyboarding (CBRASB), José Jarbas Soares, e o Presidente da FBCE, Tom Santigo.
Ao todo, 16 atletas e alunos da escolinha Geração Bodyboarding, vinculada Projeto Juventude na Onda, devem disputar a etapa do evento nacional. Os jovens representarão o Projetos nas categorias Profissional e Sub-18 masculino e Open feminino.
Sobre o Projeto Juventude na Onda
O projeto, inédito em Fortaleza, chega neste ano à quarta edição e apoia 14 escolinhas de surf e bodyboarding, situadas entre a Praia do Futuro e a Barra do Ceará. A iniciativa consiste em agregar conhecimentos e ajuda de custo para os instrutores de escolas de surf participantes.
Todas as escolinhas são selecionadas por meio de edital. O objetivo é contribuir para a formação de uma nova geração de instrutores, capazes de promover o desenvolvimento humano e cultural de jovens surfistas, localizados em áreas de vulnerabilidade.
Na primeira etapa do projeto, os instrutores e jovens surfistas participam de formação em cidadania e direitos humanos, além de momentos de valorização do esporte com a participação de campeões, como Tita Tavares e Fabinho Silva.
O projeto atualmente atende uma média de 230 jovens e já entregou 180 pranchas, em 2018, para os alunos das escolas participantes. Ao todo, a iniciativa já beneficiou mais de 600 jovens por meio de oficinas e formações e aproximadamente 100 jovens tiveram oportunidade de participar do curso de fabricação de pranchas para rápida empregabilidade e auto sustentabilidade, por meio de uma parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).