A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude e Secretaria Municipal de Educação (SME), segue com inscrições abertas até esta quarta-feira (28/02) para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano). O projeto oferta 200 vagas para jovens entre 18 e 29 anos que não tenham concluído o Ensino Fundamental. A formação completa terá 18 meses de duração.
As duas escolas participantes, Escola Municipal Taís Maria Bezerra Nogueira (Jangurussu) e a Escola Municipal Marieta Cals (Conjunto Palmeiras), receberão 80 e 40 vagas, respectivamente.
Os interessados deverão se dirigir a diretoria de uma das escolas para realizar a inscrição por meio de link eletrônico. É necessário comparecer com a seguinte documentação: CPF, documento de identidade original com foto e comprovante de residência.
Além de uma formação básica no ensino fundamental, o jovem matriculado no Projovem vai receber qualificação profissional inicial - composta de formação técnica geral e específica na área de informática - e a formação para a participação cidadã. Ao final do curso, os jovens com aproveitamento escolar recebem certificado de conclusão do ensino fundamental e da capacitação profissional. Desde a sua primeira edição, realizada em 2005, o ProJovem já ofertou mais de 30 mil vagas, somente no Município de Fortaleza.
Além das formações, as mães que estiverem inscritas na atividade poderão contar com cuidadores para os seus filhos, no momento das aulas.