Equipes da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) continuam com as ações de regularização fundiária em comunidades de Fortaleza e, nesta semana, o foco é a comunidade Irmã Dulce, localizada no bairro Granja Portugal (Regional 5). Objetivo é ajustar pendências cadastrais das famílias que são alvo de titularização.
Durante a visita, a equipe técnica da Coordenadoria de Regularização Fundiária (Coref) passa de porta em porta revalidando a documentação das famílias. A meta é entregar 152 matrículas na região. “Estamos fazendo a atualização cadastral dessas famílias. Essa ação é tão importante que hoje mesmo, tivemos a confirmação que cinco imóveis foram vendidos e agora os novos proprietários terão que fazer um novo cadastro”, explica o assistente técnico da Habitafor, Regis Barreto.
Nos últimos meses, a Habitafor vem desenvolvendo as ações de regularização fundiária nas comunidades carentes de Fortaleza levando segurança jurídica e patrimonial para as famílias. Além desse trabalho comunidade Irmã Dulce, as equipes têm intensificado uma busca ativa na região do grande Pirambu, identificando e entregando matrículas de propriedade remanescentes de uma grande entrega realizada pelo prefeito José Sarto, no ano passado.
A Prefetura também intensifica os trabalhos envolvendo o Programa Municipal de Regularização Fundiária Urbana (ReurbFor) que vem viabilizando a execução de chamamentos públicos para organização da sociedade civil, licitações para empresas especializadas e a participação de universidades nas ações de titularização da cidade.