A Vila das Artes disponibiliza, a partir desta segunda-feira (20/04), videoaulas e videopalestra ligadas à arte circense desenvolvidas por artistas parceiros da Escola Pública de Circo do equipamento cultural. O material pode ser acessado livremente no novo canal de vídeos da Vila das Artes.
Conduzidas pelo ator e artista circense Fernando Cattony, as aulas "Princípios básicos de monociclo" e "Fundamentos básicos de malabares" trazem um breve tutorial sobre como se equilibrar e dominar os mecanismos iniciais de cada um dos instrumentos. Já a videopalestra "Quem pode ser palhaço?", com o palhaço e arte-educador Neto Holanda, registra o depoimento do ator sobre questões ligadas à profissão e à arte da palhaçaria.
Coordenador da Escola Pública de Circo da Vila das Artes, Luciano Bento explica que os vídeos transferem para a plataforma virtual ações que já estavam previstas para ocorrer durante os meses de abril e maio no equipamento cultural. "Os vídeos são, na verdade, apenas um ensaio do que será realizado na Escola Pública de Circo quando a programação puder ocorrer normalmente", afirma. "Essa parceria é uma importante contribuição da classe circense para a Vila, para todos os alunos e, agora, para todos os que, de casa mesmo, poderão ver osvídeos e aprender e exercitar um pouco das artes circenses", complementa o coordenador da escola.
A palestra e as aulas incrementam o projeto "Vila na Rede", que já disponibilizou nove espetáculos de dança e 11 curtas-metragens na plataforma virtual de vídeos da Vila das Artes. A iniciativa visa a manutenção das atividades do equipamento cultural e, ao mesmo tempo, oferecer alternativas culturais que podem ser apreciadas no conforto de casa, durante o período de distanciamento social recomendado devido à pandemia da Covid-19.
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema.