20 de July de 2021 em Cultura

Vila das Artes divulga nova programação de cursos da ação Viva o Circo Hoje

Dezessete cursos seguem com inscrições somente até sexta esta sexta-feira (23/07)


A Escola de Pública de Circo da Vila das Artes abre inscrições para a última série de cursos integrantes ação "Viva o Circo Hoje – Programa Especial de Fomento à Cadeia do Circo". As atividades, 17 ao todo, recebem inscrições até esta sexta-feira (23/07). As aulas serão realizadas entre os dias 26 e 30 de julho, em horários variados, por meio de videoconferências, videoaulas e também no formato presencial. Confira o detalhamento de cada curso mais abaixo. As fichas de inscrições estão disponíveis em www.linktr.ee/viladasartes.

Clique aqui para se inscrever

"Finalizamos esta edição do projeto Viva o Circo Hoje com mais uma variedade de cursos ligados a cena circense", anuncia a coordenadora da Escola Pública de Circo da Vila das Artes, Ana Vieira. "Temos agora mais possibilidades de acesso às aulas: temos cursos presenciais, realizados seguindo todos os protocolos de segurança; temos o formato de videoconferências, que já vínhamos utilizando; e agora também videoaulas, apresentando o resultado de duas pesquisas que envolvem o universo circense e também atividades desenvolvidas em circos de lona", explica a coordenadora.

Entre os temas, há cursos com formação em palhaçaria, malabares, segurança, manutenção, pesquisa em circo, figurino, cenografia e dramaturgia. Confira a programação abaixo.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Programação

- Curso "Movimentos acrobáticos e suas variações Apreciação e difusão da arte circense", com Beatriz Barros
Beatriz Barros explica a proposta: "Com movimentos acrobáticos de solo abordaremos estrelinhas, reversões, rolamentos, entre outros, e suas variações, partindo da base e prosseguindo com suas evoluções".
Data: 28 a 30/07
Hora: das 14h às 17h
Formato: Videoaulas

- Curso "Composição Cênica - Ferramentas para Dramaturgias Circenses", com Caroline Holanda
Serão trabalhados os temas: noção de composição; noção de dramaturgia nas artes do movimento; sistemas parametrizados; elementos compositivos; dispositivos de composição.
Data: 26 a 30/07
Hora: das 14h às 17h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "A Lira movimentando o ar e o público", com Carolynne Vital
Serão trabalhados os temas: conhecimentos técnicos e artísticos das artes circenses; movimentos e truques em Lira; movimentos clássicos do circo, posturas estáticas e figuras corporais; coordenação motora no espaço aéreo; e equilíbrio e autoconfiança.
Data: 28 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Videoaulas

- Curso "Introdução à Palhaçaria", com Chico Guerra
Espaço criado para desenvolver a comicidade do participante com elementos básicos do cotidiano e para estudar as relações entre o riso e o ridículo.
Data: 26 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "Uma abordagem prática da direção de espetáculos circenses", com Cláudio Ivo
O facilitador Cláudio Ivo explica a proposta: "O espetáculo surge a partir de uma ideia, de um texto, uma música, um roteiro, ou até de uma imagem, de qualquer estímulo; afinal de contas, a arte imita a vida. O elementos que são necessários para a concepção de um número, uma cena, um espetáculo, são diversificados: iluminação, figurino, adereços, aparelhos, o gestual, a música, o artista e seu talento. Para orquestrar todos esses componentes, aparece a batuta do diretor circense, que com maestria coordena a encenação, utilizando-se de recursos técnicos-artísticos, procurando assegurar a realização da obra pretendida".
Data: 28 a 30/07
Hora: das 18h às 21h
Formato: Videoaulas

- Curso "O Palhaço Antes do Nariz", com Francisco Glauber
Voltado para o público infanto-juvenil, o curso pretende ensinar o aluno a criar a personalidade, o estilo e a aparência de seu palhaço.
Data: 28 a 30/07
Hora: das 18h às 21h
Formato: Videoaulas

- Curso "Memorial da cena circense do Ceará: Palhaça Nada e Palhaço Pimenta", com Jaderson Gonçalves
Apresentação dos resultados de pesquisa em que se realizaram entrevistas com o Mestre Pimenta e com a Palhaça Nada. Janderson comenta a importância do trabalho: "A memória é tão importante para a identidade de um povo, de uma sociedade, de um coletivo que foi chamada pelos filósofos e poetas gregos de Deusa. Rememorar não significa um retorno ao passado, mas sim um encontrar-se com o passado no presente. Portanto ter um olhar cuidadoso com o passado é cuidar da identidade de um povo, de uma cultura".
Data: 28 a 30/07
Hora: das 18h às 21h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "Cenoplastia, resgatando a arte cenográfica do circo", com Klebson Alberto
O curso tem como proposta um resgate histórico e afetivo da função do cenoplasta (cenógrafo) dentro dos circo, por meio do aprofundamento técnico e teórico direcionado na usabilidade/aplicabilidade/funcionalidade do cenário para aos mais diversos tipos de circos. A formação ocorre em quatro fases: "conceitos técnicos do desenho cenográfico"; "elaboração de projeto cenográfico"; "seletividade de recursos"; e "planejamento e execução cenográfica".
Data: 26 a 30/07
Hora: das 18h às 21h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "A Diversidade de Figurino para o Mundo Circense", com Lara Leoncio
A facilitadora explica a proposta da oficina: "Podemos entender que o mundo circense hoje em dia tem uma variedade de linguagens, desde o circo tradicional ate o circo contemporâneo, circo performance. E com isso podemos perceber a diversidade dentro de criação de figurino. É importante entender que não existe certo ou errado e sim escolhas. Nessa formação queremos contemplar essa diversidade e da artifícios e caminhos para poder realizar essas escolhas mais assertivamente, trazendo um conhecimento mais técnico, para se somar com a pratica muitas vezes que já é executada a gerações".
Data: 26 a 30/07
Hora: das 14h às 17h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "Em busca do grotesco e a desconstrução no jogo da palhaça", com Maruska Ribeiro
Em busca do grotesco e a desconstrução no jogo da palhaça, o curso propõe encontros com mulheres palhaças, bufonas e artistas em geral. O encontro visa descobrir, extrair e vivenciar a existência grotesca dentro do ser mulher na construção pessoal e social, dando um novo olhar para cada participante sobre si ao experimentar o corpo por outra perspectiva. Será um período de imersão com propostas teóricas e práticas, com conversas sobre a bufonaria, o grotesco no feminino, a mulher e a bufonaria.
Data: 26 a 30/07
Hora: das 14h às 17h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "Palhaçaria Tradicional", com Palhaço Baratinha
O curso será ofertado numa dinâmica que diferencia espetáculo, memória e direção dentro do processo criativo da palhaçaria tradicional. As aulas foram gravadas e serão disponibilizadas como material de aprendizagem e pesquisa.
Data: 28 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Videoaulas

- Curso "O Malabares no Circo Itinerante de Lona", com Palhaço Baratinha
Iniciação de malabares para crianças e adultos, com o objetivo de mostrar que todos têm a capacidade de aprender a arte da palhaçaria.
Data: 28 a 30/07
Hora: das 14h às 17h
Formato: Videoaulas

- Curso "Figurino - Tecidos de Guarda-Chuva Costurados à Mão", com Paulo José
Serão trabalhados os conhecimentos básicos da roupa de cena, percebendo relação entre roupa, tecido e movimento, e noções de modelagem tridimensional, por meio de temas como desenho de figurino, desenho técnico da roupa e processos de costura e acabamentos manuais.
Data: 26 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso " Manutenção - Manter a lona para não parar o espetáculo", com Pedro Lopes
O curso visa a capacitação de artistas e capatazes para a realização de reparos e manutenção em lonas.
Data: 26 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Presencial
Local: Circo América (Praça do Jequitibá - Conjunto Ceará, 4ª Etapa, Avenida C com Rua 1084

- Curso "O movimento do corpo no ar, equilíbrio e forças na faixa aéreas", com Rayra Samira
Serão trabalhados os temas: conhecimentos técnicos e artísticos das artes circenses; noções básicas sobre segurança, cuidados com o equipamento e preparação corporal para a prática dos aéreos; movimentos e truques com faixas aéreas; e coordenação motora e autoconfiança no espaço aéreo.
Data: 28 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Videoaulas

- Curso "The Bauches de Primavera - Dês Locum", com Tatiana Valente
Trata-se da apresentação do resultado de uma pesquisa intitulada "The Bauches DÊS LOCUM", em que foram entrevistadas pessoas relacionadas com a linguagem circense mas não necessariamente ligados diretamente ao circo.
Tatiana explica: "É 'dês locum' porque se pensarmos o circo que acontece na lona como "in locum", estamos deslocando (por isso dês locum) do local socialmente reconhecido"
Data: 26 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "Com a Palavra: As Palhaças", com Vânia Rodrigues
Serão trabalhados os temas: "Eu Sou Palhaça e Etc e Tal"; "A Palhaça e Seus Arquétipos"; "A Palhaça e Sua Voz Intuitiva"; e "Só Palhaça".
Data: 26 a 30/07
Hora: das 18h às 21h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

Sobre os facilitadores
BEATRIZ BARROS é acrobata contorcionista/aerialista. Iniciou na ginástica rítmica. É graduanda em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, residente do Grande Bom Jardim e trabalhou em circos de lona de pequeno e médio porte, como o Circo Teatro O Pimenta.

CAROLINE HOLANDA é artista e docente cênica-instalativa. Investiga composição, tomando como referência os eixos corpo-matéria-movimento-espaço. Tem base na dança, com sistemas parametrizados de qualidade de movimento e de composição, e na marionete. Atua no circo com a Palhaçada e a Magie Nouvelle. Coreografa coisas, pessoas, espaços (as instalações), robôs e outras construções.

CAROLYNNE VITAL DE SOUSA foi criada no Circo Tropical, onde aprendeu a praticar Lira aos 8 anos de idade. Sua experiência conta com a realização de oficinas pelo Projeto “Hoje tem Espetáculo” e “Férias no Picadeiro”, da Vila das Artes. Além de apresentações no Circo do Tirulipa e no Circo do Motoca. Atualmente trabalha no Circo América.

CHICO GUERRA é ator e palhaço. Natural de Fortaleza (CE), é formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pela Escola de Teatro e Doutores da Alegria. Em 2015, foi agraciado com a bolsa Linnus Palm do Governo Sueco, a partir da qual intensificou sua pesquisa em comicidade na Stockholm Academy of Dramatic Art (Estocolmo/Suécia), onde estudou teatro físico, mímica e improvisação. Em 2018, viajou pela América do Sul participando de convenções e encontros de circo no Paraguai e no Uruguai, e desenvolvendo números de palhaço nas Noites LGBTQUIA+ no Circo no Beco, Arena Conta AI-5 (Teatro de Arena/SP), Circo na Praça, entre outros.

CLAÚDIO IVO é ator, diretor de teatro e de circo, palhaço e circense. É instrutor de teatro, circo/palhaçaria e máscara balinesas. É consultor e coordenador artístico dos seguintes festivais: Festival internacional de circo do Estado do Ceará, Festival dos Inhamuns de Circo, Bonecos e Artes de Rua, e Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura.

FRANCISCO GLAUBER é artista de rua, palhaço, ator e dramaturgo. Interpreta o palhaço Tio Picolé, possui um canal na Plataforma Youtube chamado "Tio Picolé e Palhaça Sorvetinho", onde produz vídeos de entretenimento para crianças. Atualmente atua na Escola EcoCirco como instrutor de oficinas de palhaçaria, malabares e equilíbrio.

JANDERSON GONÇALVES tem graduação e mestrado em Filosofia, na área de ética e estética pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É criador e organizador de convenções cearense e brasileiras de circo. É fundador, coordenador geral e professor de circo da Associação Circolar há 7 anos e foi integrante do grupo CIM por 10 anos. Ministrou cursos de malabarismo, equilibrismo e acrobacia no Centro Cultural Bom Jardim, e oficinas de perna de pau em duas edições do Festival Internacional de Circo do Ceará. Atualmente, trabalha com cenografia, cenotecnia e construção de material para circo, teatro de bonecos e teatro em geral.

KLEBSON ALBERTO é artista polímata, formado em Gestão e Marketing. Atualmente é estudante de arquitetura e urbanismo (6º semestre), tem suas inquietações artísticas desde 2000 com foco em economia criativa, circular e sustentável, com diversos trabalhos em diversas linguagens artísticas e traz uma trajetória de experiências de cenotecnia e cenografia, além de orientação e acompanhamentos em cenografia.

LARA LEONCIO PEREIRA é mulher, negra, mãe, atriz, figurinista e produtora cultural, formada em Design de Moda e graduação incompleta em Licenciatura em teatro. Iniciou no teatro em 2003 e no ano de 2012 assumiu as funções de produtora cultural. Em 2015, fundou a empresa Lara Leon, que trabalha com criação e concepção de figurino para teatro, dança, circo, audiovisual, entre outros.

MARUSKA RIBEIRO é artista multilíngue, produtora cultural e iluminadora cênica. É graduanda em Licenciatura e Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e participou da Formação Continuada em Teatro: Conexões Contemporâneas, da Vila das Artes. Pesquisa Bufonaria, Performance e Iluminação Cênica. É realizadora do PerFortaleza e integrante do Marminina Coletiv@.

PALHAÇO BARATINHA é acrobata, trapezista, ensaiador circense e ator. Desde os cinco anos de idade, é palhaço de circo tradicional e malabarista e acrobata de solo e aéreo. Participou de diversos festivais no Ceará e no Nordeste.

PAULO JOSÉ aproximou-se das artes em 1999. Ator, bailarino e coreógrafo, atua como figurinista desde 2013, trazendo para o figurino o conhecimento da cena. Estuda modelagem e costura, além de ser técnico em dança e licenciado em teatro.

PEDRO LOPES é diretor circense, educador físico, formador em capatazia para Circo.

RAYRA SAMIRA é instrutora de faixa aérea e lira na Escola Ecocirco. Iniciou nas artes circenses há oito anos, em apresentações nas duas modalidades. Apresentou-se em circos nacionais (Circo Broadway, Circo do Tirulipa, Word Circo, Circo do Palhaço Soró), e e internacionais (Abuhadba Circo, da Bolívia; e Los Maluenda, do Chile). Atualmente trabalha no América Circo.

TATIANA VALENTE é graduanda em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e em Fisioterapia pela UNINASSAU. Formou-se em 2006 no curso Técnico em Dança (IACC - SENAC - SECULT). É facilitadora de aulas de tecido acrobático desde 2009. Tem formação Básica no Método Pilates, pela VOLL. Ministrou aulas de pilates solo e bola no Espaço Galpão da Vila e no APÊ cultural. Residiu artisticamente e ministrou aulas no CO LABORATORIO de Artes Circenses.

VÂNIA RODRIGUES é atriz, formada pelo curso de arte dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC). É palhaça, formada na rua com o íntimo e o coração. Estudou Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE), com especialização em Arte e Educação. Hoje, dedica-se à arte da palhaçaria, por meio de sua palhaça @chuáá_chuvosa, é mãe e contadora de histórias. Atua em hospitais com palhaçaria feminina.


Serviço
Cursos ação "Viva o Circo Hoje – Programa Especial de Fomento à Cadeia do Circo"
Inscrições: até sexta-feira (23/07), em www.linktr.ee/viladasartes
Gratuito

Vila das Artes divulga nova programação de cursos da ação Viva o Circo Hoje

Dezessete cursos seguem com inscrições somente até sexta esta sexta-feira (23/07)

A Escola de Pública de Circo da Vila das Artes abre inscrições para a última série de cursos integrantes ação "Viva o Circo Hoje – Programa Especial de Fomento à Cadeia do Circo". As atividades, 17 ao todo, recebem inscrições até esta sexta-feira (23/07). As aulas serão realizadas entre os dias 26 e 30 de julho, em horários variados, por meio de videoconferências, videoaulas e também no formato presencial. Confira o detalhamento de cada curso mais abaixo. As fichas de inscrições estão disponíveis em www.linktr.ee/viladasartes.

Clique aqui para se inscrever

"Finalizamos esta edição do projeto Viva o Circo Hoje com mais uma variedade de cursos ligados a cena circense", anuncia a coordenadora da Escola Pública de Circo da Vila das Artes, Ana Vieira. "Temos agora mais possibilidades de acesso às aulas: temos cursos presenciais, realizados seguindo todos os protocolos de segurança; temos o formato de videoconferências, que já vínhamos utilizando; e agora também videoaulas, apresentando o resultado de duas pesquisas que envolvem o universo circense e também atividades desenvolvidas em circos de lona", explica a coordenadora.

Entre os temas, há cursos com formação em palhaçaria, malabares, segurança, manutenção, pesquisa em circo, figurino, cenografia e dramaturgia. Confira a programação abaixo.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Programação

- Curso "Movimentos acrobáticos e suas variações Apreciação e difusão da arte circense", com Beatriz Barros
Beatriz Barros explica a proposta: "Com movimentos acrobáticos de solo abordaremos estrelinhas, reversões, rolamentos, entre outros, e suas variações, partindo da base e prosseguindo com suas evoluções".
Data: 28 a 30/07
Hora: das 14h às 17h
Formato: Videoaulas

- Curso "Composição Cênica - Ferramentas para Dramaturgias Circenses", com Caroline Holanda
Serão trabalhados os temas: noção de composição; noção de dramaturgia nas artes do movimento; sistemas parametrizados; elementos compositivos; dispositivos de composição.
Data: 26 a 30/07
Hora: das 14h às 17h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "A Lira movimentando o ar e o público", com Carolynne Vital
Serão trabalhados os temas: conhecimentos técnicos e artísticos das artes circenses; movimentos e truques em Lira; movimentos clássicos do circo, posturas estáticas e figuras corporais; coordenação motora no espaço aéreo; e equilíbrio e autoconfiança.
Data: 28 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Videoaulas

- Curso "Introdução à Palhaçaria", com Chico Guerra
Espaço criado para desenvolver a comicidade do participante com elementos básicos do cotidiano e para estudar as relações entre o riso e o ridículo.
Data: 26 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "Uma abordagem prática da direção de espetáculos circenses", com Cláudio Ivo
O facilitador Cláudio Ivo explica a proposta: "O espetáculo surge a partir de uma ideia, de um texto, uma música, um roteiro, ou até de uma imagem, de qualquer estímulo; afinal de contas, a arte imita a vida. O elementos que são necessários para a concepção de um número, uma cena, um espetáculo, são diversificados: iluminação, figurino, adereços, aparelhos, o gestual, a música, o artista e seu talento. Para orquestrar todos esses componentes, aparece a batuta do diretor circense, que com maestria coordena a encenação, utilizando-se de recursos técnicos-artísticos, procurando assegurar a realização da obra pretendida".
Data: 28 a 30/07
Hora: das 18h às 21h
Formato: Videoaulas

- Curso "O Palhaço Antes do Nariz", com Francisco Glauber
Voltado para o público infanto-juvenil, o curso pretende ensinar o aluno a criar a personalidade, o estilo e a aparência de seu palhaço.
Data: 28 a 30/07
Hora: das 18h às 21h
Formato: Videoaulas

- Curso "Memorial da cena circense do Ceará: Palhaça Nada e Palhaço Pimenta", com Jaderson Gonçalves
Apresentação dos resultados de pesquisa em que se realizaram entrevistas com o Mestre Pimenta e com a Palhaça Nada. Janderson comenta a importância do trabalho: "A memória é tão importante para a identidade de um povo, de uma sociedade, de um coletivo que foi chamada pelos filósofos e poetas gregos de Deusa. Rememorar não significa um retorno ao passado, mas sim um encontrar-se com o passado no presente. Portanto ter um olhar cuidadoso com o passado é cuidar da identidade de um povo, de uma cultura".
Data: 28 a 30/07
Hora: das 18h às 21h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "Cenoplastia, resgatando a arte cenográfica do circo", com Klebson Alberto
O curso tem como proposta um resgate histórico e afetivo da função do cenoplasta (cenógrafo) dentro dos circo, por meio do aprofundamento técnico e teórico direcionado na usabilidade/aplicabilidade/funcionalidade do cenário para aos mais diversos tipos de circos. A formação ocorre em quatro fases: "conceitos técnicos do desenho cenográfico"; "elaboração de projeto cenográfico"; "seletividade de recursos"; e "planejamento e execução cenográfica".
Data: 26 a 30/07
Hora: das 18h às 21h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "A Diversidade de Figurino para o Mundo Circense", com Lara Leoncio
A facilitadora explica a proposta da oficina: "Podemos entender que o mundo circense hoje em dia tem uma variedade de linguagens, desde o circo tradicional ate o circo contemporâneo, circo performance. E com isso podemos perceber a diversidade dentro de criação de figurino. É importante entender que não existe certo ou errado e sim escolhas. Nessa formação queremos contemplar essa diversidade e da artifícios e caminhos para poder realizar essas escolhas mais assertivamente, trazendo um conhecimento mais técnico, para se somar com a pratica muitas vezes que já é executada a gerações".
Data: 26 a 30/07
Hora: das 14h às 17h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "Em busca do grotesco e a desconstrução no jogo da palhaça", com Maruska Ribeiro
Em busca do grotesco e a desconstrução no jogo da palhaça, o curso propõe encontros com mulheres palhaças, bufonas e artistas em geral. O encontro visa descobrir, extrair e vivenciar a existência grotesca dentro do ser mulher na construção pessoal e social, dando um novo olhar para cada participante sobre si ao experimentar o corpo por outra perspectiva. Será um período de imersão com propostas teóricas e práticas, com conversas sobre a bufonaria, o grotesco no feminino, a mulher e a bufonaria.
Data: 26 a 30/07
Hora: das 14h às 17h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "Palhaçaria Tradicional", com Palhaço Baratinha
O curso será ofertado numa dinâmica que diferencia espetáculo, memória e direção dentro do processo criativo da palhaçaria tradicional. As aulas foram gravadas e serão disponibilizadas como material de aprendizagem e pesquisa.
Data: 28 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Videoaulas

- Curso "O Malabares no Circo Itinerante de Lona", com Palhaço Baratinha
Iniciação de malabares para crianças e adultos, com o objetivo de mostrar que todos têm a capacidade de aprender a arte da palhaçaria.
Data: 28 a 30/07
Hora: das 14h às 17h
Formato: Videoaulas

- Curso "Figurino - Tecidos de Guarda-Chuva Costurados à Mão", com Paulo José
Serão trabalhados os conhecimentos básicos da roupa de cena, percebendo relação entre roupa, tecido e movimento, e noções de modelagem tridimensional, por meio de temas como desenho de figurino, desenho técnico da roupa e processos de costura e acabamentos manuais.
Data: 26 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso " Manutenção - Manter a lona para não parar o espetáculo", com Pedro Lopes
O curso visa a capacitação de artistas e capatazes para a realização de reparos e manutenção em lonas.
Data: 26 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Presencial
Local: Circo América (Praça do Jequitibá - Conjunto Ceará, 4ª Etapa, Avenida C com Rua 1084

- Curso "O movimento do corpo no ar, equilíbrio e forças na faixa aéreas", com Rayra Samira
Serão trabalhados os temas: conhecimentos técnicos e artísticos das artes circenses; noções básicas sobre segurança, cuidados com o equipamento e preparação corporal para a prática dos aéreos; movimentos e truques com faixas aéreas; e coordenação motora e autoconfiança no espaço aéreo.
Data: 28 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Videoaulas

- Curso "The Bauches de Primavera - Dês Locum", com Tatiana Valente
Trata-se da apresentação do resultado de uma pesquisa intitulada "The Bauches DÊS LOCUM", em que foram entrevistadas pessoas relacionadas com a linguagem circense mas não necessariamente ligados diretamente ao circo.
Tatiana explica: "É 'dês locum' porque se pensarmos o circo que acontece na lona como "in locum", estamos deslocando (por isso dês locum) do local socialmente reconhecido"
Data: 26 a 30/07
Hora: das 9h às 12h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

- Curso "Com a Palavra: As Palhaças", com Vânia Rodrigues
Serão trabalhados os temas: "Eu Sou Palhaça e Etc e Tal"; "A Palhaça e Seus Arquétipos"; "A Palhaça e Sua Voz Intuitiva"; e "Só Palhaça".
Data: 26 a 30/07
Hora: das 18h às 21h
Formato: Videoconferências e Videoaulas

Sobre os facilitadores
BEATRIZ BARROS é acrobata contorcionista/aerialista. Iniciou na ginástica rítmica. É graduanda em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, residente do Grande Bom Jardim e trabalhou em circos de lona de pequeno e médio porte, como o Circo Teatro O Pimenta.

CAROLINE HOLANDA é artista e docente cênica-instalativa. Investiga composição, tomando como referência os eixos corpo-matéria-movimento-espaço. Tem base na dança, com sistemas parametrizados de qualidade de movimento e de composição, e na marionete. Atua no circo com a Palhaçada e a Magie Nouvelle. Coreografa coisas, pessoas, espaços (as instalações), robôs e outras construções.

CAROLYNNE VITAL DE SOUSA foi criada no Circo Tropical, onde aprendeu a praticar Lira aos 8 anos de idade. Sua experiência conta com a realização de oficinas pelo Projeto “Hoje tem Espetáculo” e “Férias no Picadeiro”, da Vila das Artes. Além de apresentações no Circo do Tirulipa e no Circo do Motoca. Atualmente trabalha no Circo América.

CHICO GUERRA é ator e palhaço. Natural de Fortaleza (CE), é formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pela Escola de Teatro e Doutores da Alegria. Em 2015, foi agraciado com a bolsa Linnus Palm do Governo Sueco, a partir da qual intensificou sua pesquisa em comicidade na Stockholm Academy of Dramatic Art (Estocolmo/Suécia), onde estudou teatro físico, mímica e improvisação. Em 2018, viajou pela América do Sul participando de convenções e encontros de circo no Paraguai e no Uruguai, e desenvolvendo números de palhaço nas Noites LGBTQUIA+ no Circo no Beco, Arena Conta AI-5 (Teatro de Arena/SP), Circo na Praça, entre outros.

CLAÚDIO IVO é ator, diretor de teatro e de circo, palhaço e circense. É instrutor de teatro, circo/palhaçaria e máscara balinesas. É consultor e coordenador artístico dos seguintes festivais: Festival internacional de circo do Estado do Ceará, Festival dos Inhamuns de Circo, Bonecos e Artes de Rua, e Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura.

FRANCISCO GLAUBER é artista de rua, palhaço, ator e dramaturgo. Interpreta o palhaço Tio Picolé, possui um canal na Plataforma Youtube chamado "Tio Picolé e Palhaça Sorvetinho", onde produz vídeos de entretenimento para crianças. Atualmente atua na Escola EcoCirco como instrutor de oficinas de palhaçaria, malabares e equilíbrio.

JANDERSON GONÇALVES tem graduação e mestrado em Filosofia, na área de ética e estética pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É criador e organizador de convenções cearense e brasileiras de circo. É fundador, coordenador geral e professor de circo da Associação Circolar há 7 anos e foi integrante do grupo CIM por 10 anos. Ministrou cursos de malabarismo, equilibrismo e acrobacia no Centro Cultural Bom Jardim, e oficinas de perna de pau em duas edições do Festival Internacional de Circo do Ceará. Atualmente, trabalha com cenografia, cenotecnia e construção de material para circo, teatro de bonecos e teatro em geral.

KLEBSON ALBERTO é artista polímata, formado em Gestão e Marketing. Atualmente é estudante de arquitetura e urbanismo (6º semestre), tem suas inquietações artísticas desde 2000 com foco em economia criativa, circular e sustentável, com diversos trabalhos em diversas linguagens artísticas e traz uma trajetória de experiências de cenotecnia e cenografia, além de orientação e acompanhamentos em cenografia.

LARA LEONCIO PEREIRA é mulher, negra, mãe, atriz, figurinista e produtora cultural, formada em Design de Moda e graduação incompleta em Licenciatura em teatro. Iniciou no teatro em 2003 e no ano de 2012 assumiu as funções de produtora cultural. Em 2015, fundou a empresa Lara Leon, que trabalha com criação e concepção de figurino para teatro, dança, circo, audiovisual, entre outros.

MARUSKA RIBEIRO é artista multilíngue, produtora cultural e iluminadora cênica. É graduanda em Licenciatura e Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e participou da Formação Continuada em Teatro: Conexões Contemporâneas, da Vila das Artes. Pesquisa Bufonaria, Performance e Iluminação Cênica. É realizadora do PerFortaleza e integrante do Marminina Coletiv@.

PALHAÇO BARATINHA é acrobata, trapezista, ensaiador circense e ator. Desde os cinco anos de idade, é palhaço de circo tradicional e malabarista e acrobata de solo e aéreo. Participou de diversos festivais no Ceará e no Nordeste.

PAULO JOSÉ aproximou-se das artes em 1999. Ator, bailarino e coreógrafo, atua como figurinista desde 2013, trazendo para o figurino o conhecimento da cena. Estuda modelagem e costura, além de ser técnico em dança e licenciado em teatro.

PEDRO LOPES é diretor circense, educador físico, formador em capatazia para Circo.

RAYRA SAMIRA é instrutora de faixa aérea e lira na Escola Ecocirco. Iniciou nas artes circenses há oito anos, em apresentações nas duas modalidades. Apresentou-se em circos nacionais (Circo Broadway, Circo do Tirulipa, Word Circo, Circo do Palhaço Soró), e e internacionais (Abuhadba Circo, da Bolívia; e Los Maluenda, do Chile). Atualmente trabalha no América Circo.

TATIANA VALENTE é graduanda em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e em Fisioterapia pela UNINASSAU. Formou-se em 2006 no curso Técnico em Dança (IACC - SENAC - SECULT). É facilitadora de aulas de tecido acrobático desde 2009. Tem formação Básica no Método Pilates, pela VOLL. Ministrou aulas de pilates solo e bola no Espaço Galpão da Vila e no APÊ cultural. Residiu artisticamente e ministrou aulas no CO LABORATORIO de Artes Circenses.

VÂNIA RODRIGUES é atriz, formada pelo curso de arte dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC). É palhaça, formada na rua com o íntimo e o coração. Estudou Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE), com especialização em Arte e Educação. Hoje, dedica-se à arte da palhaçaria, por meio de sua palhaça @chuáá_chuvosa, é mãe e contadora de histórias. Atua em hospitais com palhaçaria feminina.


Serviço
Cursos ação "Viva o Circo Hoje – Programa Especial de Fomento à Cadeia do Circo"
Inscrições: até sexta-feira (23/07), em www.linktr.ee/viladasartes
Gratuito