A Rede Municipal de Fortaleza celebra, nesta segunda-feira (14/03), os alunos Ícaro Renan Martins de Lima, da Escola Municipal Dom Manuel da Silva Gomes (Jardim América), e Davi Ferreira Matos, da Escola Municipal Ismael Pordeus (Jardim das Oliveiras), que conquistaram medalhas de prata e bronze, respectivamente, na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2021.
Em 2021, 72 escolas municipais de Fortaleza participaram da OBFEP 2021, com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental. A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.
A Olimpíada se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes. É um projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.
A participação das unidades escolares, alunos e professores da Rede Municipal nas olimpíadas locais e nacionais têm crescido bastante e gerado bons resultados. Tanto que a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), incentiva professores e alunos a participarem das Olimpíadas Científicas com o desenvolvimento de ações no tocante ao processo de acompanhamento, a divulgação de cronograma e material informativos e pedagógicos, estudo das temáticas na formação dos professores, dentre outras.