Após entregar ações de urbanização e de regularização fundiária às comunidades do Campo Estrela e São Cristóvão (Regional VI), a Prefeitura de Fortaleza segue assistindo as famílias com atividades voltadas para o trabalho social naquela região. São capacitações focadas na organização comunitária, educação ambiental e de emprego e renda, desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor).
O trabalho técnico social desenvolvido no Campo Estrela e São Cristóvão beneficiou 1.863 famílias, com o objetivo de empoderar a comunidade para o convívio social, para boas práticas relacionadas ao meio ambiente e para o mercado de trabalho. De acordo com monitoramento da empresa responsável, 64 ações já foram executadas, desde 2018, junto aos moradores.
No eixo de mobilização e organização comunitária, os beneficiados receberam serviços de saúde, assistência social, emissão de documentos, além de oficinas sobre trabalho, ética, cidadania e socialização democrática. No campo da educação sanitária e ambiental, as palestras se concentraram na importância do sistema de esgotamento sanitário e os benefícios que ele traz para população. O eixo de geração de emprego e renda já apresentou para as famílias atividades de empreendedorismo e educação financeira, além de cursos profissionalizantes de Gastronomia e Segurança Alimentar, focado nas comidas de rua.
“Em cada um dos eixos, a equipe técnica estimula a criação de novos negócios, valoriza os existentes e capacita para novas oportunidades, além de instigar ações de mobilização, associativismo e cooperativismo locais”, descreve a titular da Habitafor, Olinda Marques.