A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), recebeu representantes do município de Juazeiro do Norte em uma visita técnica nesta quarta-feira (10/05), quando apresentou seus projetos desenvolvidos na área de auditoria. Durante a apresentação, foram destacadas as atividades desempenhadas pelo órgão nas áreas de controle, correição, transparência e ouvidoria.
Entre os projetos apresentados, foi destacado o sistema de Auditoria Interna Governamental (AuditaFor), uma aplicação web que integra todas as etapas existentes do processo, resultando em uma atividade de auditoria mais rápida e organizada, além de gerar relatórios e diminuir o uso de papel.
O controlador e ouvidor geral de Juazeiro do Norte, Ivan Figueroa, elogiou o trabalho desenvolvido pela CGM de Fortaleza e destacou a importância da visita para conhecer e replicar as atividades em seu próprio município. “Escolhemos Fortaleza, pela excelência no trabalho desempenhado na área do controle. Buscamos por meio dessa visita conhecimento e forma de replicar, dentro da nossa realidade, as atividades desempenhadas na Capital. Dessa forma, conseguimos fortalecer o trabalho de ouvidoria e controle em nosso município”, ressaltou Ivan.
A secretária chefe da CGM, Christina Machado, destacou a importância das visitas técnicas para compartilhar experiências e contribuir para a qualificação do serviço prestado pelos municípios que procuram a CGM. “Apresentamos as atividades desenvolvidas no município durante o encontro da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública do Ceará. Nessa oportunidade, diversos municípios nos procuraram, interessados em conhecer os produtos e as estratégias que temos adotados na Capital. E nos disponibilizamos para aprofundar esse conteúdo com os municípios que visualizarão uma oportunidade de qualificar os processos por eles já implementados”, explicou Christina.
Participaram a secretária executiva, Juliana Guimarães, e equipe técnica de coordenadores da CGM além do coordenador de auditoria e regularidade de Juazeiro do Norte, Iago Lucas, e os auditores Verônica Félix e Cicero Silva.
Saiba mais
Em Fortaleza, está sendo implantando o projeto-piloto pela CGM de auditoria interna setorial com o programa Avalie-se em quatro órgãos da administração municipal. A iniciativa está inserida, conforme o Decreto Municipal nº 14.972, de 31 de março de 2021, que dispõe sobre a criação da Rede de Controle Interno e Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Fortaleza e estabelece também atribuições de Auditoria Interna, com o intuito de promover atividades efetivas nos órgãos, buscando a excelência na gestão pública. A medida contribui para o fortalecimento dos processos de controle interno da gestão, operacionalizados de forma integrada por servidores capacitados permanentemente, para enfrentar os riscos e fornecer segurança para que os objetivos e as metas estabelecidos sejam alcançados com eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e transparência.