A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude promove, neste sábado (19/11), a solenidade de formatura para certificação de 694 alunos que participaram do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano Fortaleza), no período de abril de 2015 a outubro de 2016. A cerimônia acontecerá no Náutico Atlético Cearense, a partir das 18 horas.
Durante os 18 meses, o programa foi executado em 33 escolas da Rede Municipal de Fortaleza, dividido nas seis Regionais, de segunda a sexta e das 18h às 22h. As aulas iniciaram no dia 23 de abril de 2015 e terminaram no dia 21 de outubro de 2016.
O secretário da Juventude, Julio Brizzi, ressalta a relevância do Projovem Urbano para os jovens. "O programa é muito importante porque, além de elevar a escolaridade dos jovens que não concluíram o ensino fundamental, oferece formação profissionalizante, lições de cidadania e liderança", pondera. O secretário destaca ainda o comprometimento da equipe envolvida no programa. "Ficamos felizes e orgulhosos com o resultado, tanto pelos jovens que vão receber a certificação, quanto pela equipe comprometida que realizou o trabalho por amor à juventude".
Quanto à qualificação profissional, para esta edição, foram ofertados cursos de alimentação, telemática e metalmecânica, com as práticas realizadas nas instalações do Colégio Piamarta no período de novembro de 2015 a junho de 2016.
Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem)
O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal executado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME),com o objetivo de elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso.
Mensalmente, os alunos precisavam garantir 75% de frequência e trabalho para terem o direito ao auxílio financeiro de R$ 100,00. O Projovem Urbano Fortaleza também garantiu um profissional de acolhimento às crianças, com uma brinquedoteca para cuidar dos filhos dos alunos, de 2 a 8 anos, enquanto os jovens assistiam aula.
Serviço
Solenidade de Certificação dos Alunos do Projovem Urbano Fortaleza
Data: 19/11 (sábado)
Hora: 18h
Local: Náutico Atlético Cearense - Avenida Abolição, 2727 - Meireles