O universo do brincar é marca registrada nas obras de Ricardo Ferrari. Em suas telas coloridas, ele retrata as brincadeiras típicas da infância e, inspirando-se neste trabalho, professoras do Centro de Educação Infantil São Carlos (Distrito 3) levaram o lúdico das pinturas do artista para a vida real.
Instigando a criatividade dos alunos do Infantil IV, as educadores Janaina Karla, Kananda Ponte, Michileine Moraes e Regirene Peixoto promoveram uma atividade de releitura das obras de Ferrari. “Para desenvolver a imaginação das crianças e suas diversas competências durante as nossas interações do ensino remoto, nós pedimos que as famílias enviassem fotos dos alunos reproduzindo as pinturas. Nossa intenção foi justamente despertar essa diversão e sensibilidade nas crianças”, explicou Kananda Ponte.
A ideia do exercício surgiu após uma das formações em contexto realizada pela Secretaria nas instituições de Educação Infantil. Durante a ação, que buscar refletir sobre as diretrizes pedagógicas da modalidade, foi apresentada a importância de trabalhar artistas brasileiros que expressam olhar da infância. A proposta entusiasmou as professoras do CEI São Carlos, que na produção da atividade contaram com total apoio da coordenadora Gleiciane Abreu.
Reproduzindo as brincadeiras retratadas nas pinturas, alunos e suas famílias uniram-se em um momento rico de lazer. “O exercício gerou uma aproximação entre os responsáveis e as crianças. Eles saíram do mundo virtual, tão presente em nosso dia a dia, e vivenciaram brincadeiras simples que seus pais aproveitaram tanto na infância”, ressaltou Michileine Moraes.
Ferramenta de aprendizagem na unidade, o exercício “Resgatando brinquedos e brincadeiras com Ricardo Ferrari” ultrapassou as expectativas do corpo docente. Mais que a ampliação do conhecimento de mundo dos pequenos estudantes, a atividade proporcionou aos pais o resgate de memórias afetivas cheias de significado. “Foi um momento tão bonito entre a gente. Eu lembrei da minha infância e vi minha filha aprendendo mais sobre a arte, cores e o brincar. Foi especial”, concluiu Ivaniza Bruno, mãe de Isadora Bruno.
Como parte da celebração da Semana da Educação Infantil 2021, a experiência do CEI São Carlos une-se a outras diferentes ações que você conheceu na série sobre as vivências da Educação Infantil da Rede Municipal. O especial com vivências dos seis Distritos de Educação está disponível nos canais da SME e Portal da Prefeitura de Fortaleza.