17 de July de 2018 em Servidor

Termina primeiro ciclo de formação do Programa de Acolhimento ao Cidadão

Até novembro, a meta é engajar 1.200 servidores na missão de atender com excelência o cidadão e multiplicar esse novo conceito de atendimento


O Programa de Acolhimento, prioridade para a gestão Roberto Cláudio, encerrou o primeiro ciclo de capacitação na terça-feira (17/7), formando 170 servidores da Secretaria Regional V, e já deu início ao segundo ciclo, na segunda-feira (16/7), com 200 servidores, ainda da Regional V.

A meta é formar 1.200 servidores, durante seis ciclos, até novembro deste ano. São sempre oito turmas, com uma média de 25 servidores em cada e 20 horas de aula diluídas em duas semanas, um arranjo de cronograma que permite aos servidores participarem da capacitação sem interferir no atendimento à população, já que o público do programa são os servidores que prestam serviço direto ao cidadão.

A capacitação trabalha o conceito do acolhimento, de escuta-ativa; ferramentas para conhecer o outro – no contexto do usuário do serviço público e na sociedade em que vivemos; e as habilidades sociais necessárias para cuidar do outro.

“O curso tem como propósito despertar no servidor a ideia de que temos que prestar um bom serviço, entender o usuário que busca o serviço público, trabalhar em equipe e buscar alternativas de execução básica que auxiliam na melhoria desse atendimento. Foi a partir dessa capacitação que eu comecei a entender o contexto das pessoas que trabalham comigo melhor e entender que o meu trabalho afeta o trabalho do outro e o serviço que é prestado”, explica o gerente da sindicância e processos do Ministério Público, da Secretaria da Educação, Laécio Cajazeiras, um dos 45 servidores formados como multiplicadores do Programa e hoje responsáveis pela formação de seus colegas servidores.

Os multiplicadores vêm das áreas da Saúde, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Educação e todas as capacitações acontecem na Escola de Governo, do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh).

Saiba mais
O Programa de Acolhimento é um projeto concebido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), que coordena sua execução. É prioritário para a gestão Roberto Cláudio, que tem como estratégia, aprimorar as competências dos servidores, com foco na melhoria dos serviços prestados à população de Fortaleza. 

Termina primeiro ciclo de formação do Programa de Acolhimento ao Cidadão

Até novembro, a meta é engajar 1.200 servidores na missão de atender com excelência o cidadão e multiplicar esse novo conceito de atendimento

O Programa de Acolhimento, prioridade para a gestão Roberto Cláudio, encerrou o primeiro ciclo de capacitação na terça-feira (17/7), formando 170 servidores da Secretaria Regional V, e já deu início ao segundo ciclo, na segunda-feira (16/7), com 200 servidores, ainda da Regional V.

A meta é formar 1.200 servidores, durante seis ciclos, até novembro deste ano. São sempre oito turmas, com uma média de 25 servidores em cada e 20 horas de aula diluídas em duas semanas, um arranjo de cronograma que permite aos servidores participarem da capacitação sem interferir no atendimento à população, já que o público do programa são os servidores que prestam serviço direto ao cidadão.

A capacitação trabalha o conceito do acolhimento, de escuta-ativa; ferramentas para conhecer o outro – no contexto do usuário do serviço público e na sociedade em que vivemos; e as habilidades sociais necessárias para cuidar do outro.

“O curso tem como propósito despertar no servidor a ideia de que temos que prestar um bom serviço, entender o usuário que busca o serviço público, trabalhar em equipe e buscar alternativas de execução básica que auxiliam na melhoria desse atendimento. Foi a partir dessa capacitação que eu comecei a entender o contexto das pessoas que trabalham comigo melhor e entender que o meu trabalho afeta o trabalho do outro e o serviço que é prestado”, explica o gerente da sindicância e processos do Ministério Público, da Secretaria da Educação, Laécio Cajazeiras, um dos 45 servidores formados como multiplicadores do Programa e hoje responsáveis pela formação de seus colegas servidores.

Os multiplicadores vêm das áreas da Saúde, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Educação e todas as capacitações acontecem na Escola de Governo, do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh).

Saiba mais
O Programa de Acolhimento é um projeto concebido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), que coordena sua execução. É prioritário para a gestão Roberto Cláudio, que tem como estratégia, aprimorar as competências dos servidores, com foco na melhoria dos serviços prestados à população de Fortaleza.