Alunos da Rede Municipal de Ensino participaram, na sexta-feira e sábado (15 e 16/07), do Sana 2022. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), levou cerca de 4.200 estudantes para o evento referência da cultura geek e pop, que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará.
Alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental, de 84 escolas municipais, conferiram a programação que fomentou o acesso das crianças e adolescentes às atividades de caráter artístico e tecnológico. Joelson Moura, coordenador de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar da SME, reforçou o intuito da proposta. "O Sana proporciona aos nossos alunos conhecer a cultura japonesa em diversos aspectos. Vemos no rosto de cada um a felicidade com essa vivência. Para nós é gratificante ter isso fora do ambiente escolar".
Pela primeira vez no evento, Marjore Lopes, estudante do 9º ano da Escola Municipal Prof. Aldaci Barbosa, no bairro Sapiranga (Distrito 2), não escondeu sua empolgação em vivenciar o maior encontro geek do Norte e Nordeste. "É a primeira vez que venho em um evento tão grande e com tanta gente. Eu estou muito animada, pois não teria condições se não fosse por meio da minha escola. É uma oportunidade única pra gente", disse a aluna.
Acompanhando o “momento especial” vivido pelos estudantes, Alan Júnior, professor de matemática e frequentador assíduo, classifica como “fantástica” a iniciativa da Prefeitura de Fortaleza de democratização do acesso ao Sana. “Eu conheço o Sana desde 2009. Este ano, o que me trouxe para o festival foi a minha profissão, e estou muito feliz por meus alunos terem esta experiência repleta de cultura. Eu já tive alguns relatos de estudantes dizendo que nunca pensaram que teriam a oportunidade de vir, e a Prefeitura forneceu todas as condições para eles viverem este momento”.
Filmes, seriados, cosplays, animês, games e muita diversão. Com diversas atrações locais e nacionais do segmento oriental, o Sana virou repertório cultural para os estudantes que já vivenciaram outras edições através do incentivo municipal. "Vim outra vez com a minha escola e foi perfeito. Dessa vez não será diferente, porque a vida não é somente dentro da sala de aula. O momento de lazer também faz parte para aprendermos e nos divertirmos", destacou Pedro Levi Martins, aluno do 9º ano da Escola Municipal Vereador José Barros de Alencar, bairro Jangurussu (Distrito 6).
Assim como nos anos anteriores, além do acesso ao Sana 2022, a Prefeitura garantiu lanche e transporte, de ida e volta, aos estudantes. A visita foi o primeiro evento da extensa programação do Agosto ON, conjunto de atividades e vivências planejadas para os alunos, que acontecerá ao longo do mês de agosto, em comemoração ao mês do estudante. A extensa programação voltada aos alunos tem foco no lazer, cultura, esporte, protagonismo, ciência e tecnologia.