Com o tema "Alimentação Escolar e segurança alimentar", este sábado (19/08) recebeu o segundo encontro do Curso de Formação para Manipuladores de Alimentos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, para os 1.500 profissionais que atuam nas escolas. O evento é dividido em quatro encontros e segue até o próximo dia 2 de setembro, sempre nas manhãs de sábado.
Esta edição do curso conta com a participação de três chefs da gastronomia cearense, Mattu Macedo, Leandro Restrepo e Geórgia Goiana, que conduzem os encontros em seis polos de Fortaleza.
Neste segundo dia, os participantes tiverem momento teórico com a palestra "Manipulação de alimentos: boas práticas e reflexões do cotidiano escolas para o controle de qualidade e segurança alimentar". O segundo momento foi todo prático, com a oficina "Participação coletiva na construção da rotina escolar".
A secretária da Educação, Dalila Saldanha, reforça que a Prefeitura segue as diretrizes previstas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "Buscamos fortalecer a caminhada de vocês, trabalhando para que possamos oferercer espaços adequados, instrumentos de trabalho de qualidade, uma boa formação. A alimentação escolar é parte importante da nutrição de crianças, jovens e adultos em nossas unidades de educação. E vocês têm uma contribuição muito grande para a realização deste propósito".
PNAE
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa federal que fornece recursos para alimentação escolar e ações de educação alimentar nos estados e municípios brasileiros. É considerado um dos maiores programas relacionados à alimentação escolar no mundo, sendo o único reconhecido com atendimento universalizado. O propósito é oferecer alimentação saudável e adequada, utilizando alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis.
Programação para os próximos fins de semana
3º dia: 26/08
Tema: Reflexões sobre a alimentação saudável
Palestra: Introdução alimentar, importância da Alimentação Saudável e combate ao desperdício de alimentos no cotidiano escolar
Oficina: Cores e sabores na preparação dos pratos
4º dia: 02/09
Tema: Alimentação escolar como direito de todos os estudantes
Palestra: Trabalhando o Cardápio Escolar – Aprendizagens sobre Intolerância,
Alergia alimentar e Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Oficina: Memória afetiva na Alimentação Escolar
Atividade complementar
Metodologia: Participar da oficina prática do Projeto de Acompanhamento da
Qualidade na Alimentação Escolar, conforme acompanhamento da nutricionista.
Convidados especiais
• Profª. Mattu Macedo
• Profª.Geórgia Goiana
• Profº. Leandro Restrep